CONJUNTURA

Micro e pequenas indústrias dão sinais de otimismo em meio à inadimplência

Pesquisa revela, contudo, que 50% dos dirigentes avaliam a situação da economia brasileira como ruim ou péssima

Fernanda Strickland
postado em 25/03/2022 18:35
 (crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

A pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, realizada pelo Datafolha, revela que 50% dos dirigentes avaliam a situação da economia brasileira como ruim ou péssima e apenas 18% avaliam como ótima ou boa. Para outros 31%, a situação é regular. Mesmo com os preços em curva ascendente, a inflação pressionada e o aumento na inadimplência, o mês de fevereiro apresentou sinais de otimismo entre os empresários das micro e pequenas indústrias, consequência ainda de uma ressaca de vendas e lucro de janeiro.

Segundo o estudo, feito a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (Simpi), apesar da avaliação de faturamento e margem de lucro terem caído de 119 para 106 pontos e de 114 para 99 pontos, respectivamente, a satisfação com os negócios subiu de 132 pontos para 144 pontos, o mais alto índice desde janeiro de 2020.

Para a expectativa de inflação, a previsão pessimista entre as micro e pequenas indústrias para inflação passou de 61% para 53% em fevereiro. Outros 37% acreditam que fica como está e outros 10% esperam que vá melhorar.

Já a inadimplência volta a subir, segundo os dados. Quebrando uma sequência de queda, a inadimplência atingiu 37% das micro e pequenas indústrias, que deixaram de receber algum pagamento de clientes. O índice está no maior patamar desde julho do ano passado, quando atingiu 39%.

A pesquisa mostra também que houve uma queda no índice de demissões. O índice que varia de 0 a 200 pontos voltou ao patamar de dezembro, marcando 104 pontos em fevereiro, ante 99 em janeiro. Resultados acima de 100 pontos apontam para saldo positivo de vagas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação