ESTATAIS

MME indica José Mauro Coelho para presidir a Petrobras

Ex-secretário de Petróleo do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Coelho presidia o Conselho de Administração da PPSA desde maio de 2020

Rosana Hessel
postado em 06/04/2022 19:52 / atualizado em 06/04/2022 21:01
 (crédito:  Valter Campanato/Agência Brasil)
(crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

Após a má repercussão com os primeiros nomes indicados para o comando da Petrobras, descumprindo as regras de governança da empresa, o Ministério de Minas e Energia (MME) partiu para uma solução interna, com nomes do Conselho de Administração e de estatais para compor a diretoria da maior estatal nacional. O novo nome indicado é de José Mauro Coelho. 

Em nota, divulgada na noite desta quarta-feira (6/4), o MME informou que consolidou a relação de indicados do Acionista Controlador para compor o Conselho de Administração Petrobras, a ter efeito a partir da confirmação pela Assembleia Geral Ordinária (AGO), que ocorrerá no próximo dia 13.

"A relação apresenta o Sr. Marcio Andrade Weber para o exercício da presidência do Conselho de Administração e o Sr. José Mauro Ferreira Coelho para o exercício da presidência da Empresa", destacou o comunicado do MME, que reforçou que o "governo renova o seu compromisso de respeito a sólida governança da Petrobras, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a empresa".

Formado em química industrial e com mestrado em engenharia dos materiais, Coelho é servidor de carreira. Foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME entre os anos de 2020 e 2021. Desde maio de 2020, atuava como presidente do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo SA (PPSA).

O futuro presidente da Petrobras foi professor em várias universidades públicas e, entre 2007 e 2020, trabalhou em várias áreas na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ajudou o governo petista na elaboração do modelo de concessão de partilha para a exploração do petróleo, depois da descoberta do pré-sal.

Weber foi funcionário da Petrobras, onde ingressou em 1976, e foi diretor da Petroserv, onde participou da construção e operação de quatro plataformas de exploração em águas profundas. Atualmente, é membro do Conselho da estatal. 

Segue abaixo a lista com os nomes indicados pelo acionista controlador para a composição do Conselho da Petrobras na AGO da estatal:

 

  • Marcio Andrade Weber;
  • Jose Mauro Ferreira Coelho;
  • Sonia Julia Sulzbeck Villalobos;
  • Ruy Flaks Schneider;
  • Luiz Henrique Caroli;
  • Murilo Marroquim de Souza;
  • Carlos Eduardo Lessa Brandão; e
  • Eduardo Karrer.

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação