DANÇA DAS CADEIRAS

Rodrigo Garcia nomeia Felipe Salto para a secretaria de Fazenda de SP

Felipe Salto substitui Henrique Meirelles no comando da secretaria de Fazenda e Planejamento do governo paulista. Ex-ministro deixou o cargo para se candidatar e é cotado para ser vice na chapa do governador tucano

Rosana Hessel
postado em 19/04/2022 13:13 / atualizado em 19/04/2022 16:42
 (crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)
(crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), nomeou, nesta terça-feira (19/4), o economista Felipe Salto para chefiar a Secretaria de Fazenda e Planejamento, para substituir Henrique Meirelles (União), que deixou o cargo no fim de março por conta das regras eleitorais.

Diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), do Senado Federal, Salto foi responsável pela estruturação do órgão responsável por monitorar as contas públicas do governo federal, onde esteve desde a sua fundação, em 2016, com mandato de seis anos.

Formado em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), Salto, foi consultor assessor do senador José Serra (PSDB-SP), entre 2015 e 2016, e especialista em contas públicas da Tendências Consultoria, entre 2008 e 2014. Atualmente, ministra aulas do curso de finanças públicas no mestrado profissional em economia do IDP.

No comunicado divulgado pelo governo paulista, Garcia destacou o motivo da escolha de Salto. “A inovação e modernização da gestão e das finanças públicas são o que nos une”, afirmou.

Ex-candidato à Presidência pelo MDB em 2018, Meirelles pediu desincompatibilização do cargo no último dia 31 e é cotado para ser vice de Garcia na chapa para o governo de São Paulo.

"Ainda não decidi os próximos passos", disse, ao Correio, o ex-ministro da Fazenda do governo Michel Temer (MDB) e ex-presidente do Banco Central do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Além de Felipe Salto, a IFI possui outros dois diretores: a economista Vilma da Conceição Pinto e o economista Daniel Veloso Couri, que vinha sendo cogitado por Salto para ser seu substituto no comando da instituição quando terminasse o mandato.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação