MINERAÇÃO

SEC acusa Vale de enganar investidor sobre segurança antes de tragédia em MG

Órgão de regulamentação do mercado de ações nos EUA acusa empresa brasileira de fraude em documentos sobre a segurança das barragens antes do acidente de Brumadinho (MB)

Agência Estado
postado em 28/04/2022 13:19 / atualizado em 28/04/2022 13:20
 (crédito: Roberio Fernandes / D.A Press)
(crédito: Roberio Fernandes / D.A Press)

A Securities and Exchange Commission (SEC, que regula o mercado de capitais dos Estados Unidos) anunciou nesta quinta-feira, 28, a abertura de processo contra a Vale, acusando a empresa brasileira de fraude ao produzir documentos "falsos e enganosos" sobre a segurança de sua barragem antes da tragédia em Brumadinho (MG), em janeiro de 2019.

"O colapso matou 270 pessoas, causou danos ambientais e sociais imensuráveis e levou a uma perda de mais de US$ 4 bilhões na capitalização de mercado da Vale", observa o documento da SEC. O processo foi aberto em Nova York.

O regulador norte-americano alega no processo que, desde 2016, a Vale manipulou "múltiplas auditorias" sobre segurança de suas barragens.

Assim, de forma regular enganou investidores, governos e a comunidade sobre a segurança da barragem em Brumadinho, incluindo em documentos sobre a respeito de questões sociais, ambientais e de governança (ESG, na sigla em inglês).

A SEC alega ainda que, por anos, a Vale sabia que a barragem de Brumadinho não atendia padrões de segurança reconhecidos internacionalmente.

Ao mesmo tempo, documentos oficiais da mineradora atestavam que a companhia aderiu "as mais rígidas práticas internacionais" de segurança e 100% de suas barragens estavam certificadas como tendo condições estáveis.

"Enquanto supostamente ocultava os riscos ambientais e econômicos representados por sua barragem, a Vale enganou os investidores e levantou mais de US$ 1 bilhão em nossos mercados de dívida, enquanto seus títulos eram negociados ativamente na Nyse a Bolsa de Nova York", comenta no comunicado a diretora associada da Divisão de Execução da SEC, Melissa Hodgman.

No comunicado, a SEC agradece a participação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Ministério Público Federal Brasileiro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags