INFRAESTRUTURA

Bento Albuquerque se opunha a construção de gasoduto apoiada pelo Centrão

Albuquerque era contra o avanço da construção de um gasoduto pelo país que favorecia a Carlos Suarez, conhecido como "rei do gás", ex-sócio da empreiteira OAS

Cristiane Noberto
postado em 11/05/2022 21:58
Albuquerque era contra o avanço da construção de um mega-gasoduto pelo país que favorecia a Carlos Suarez, o
Albuquerque era contra o avanço da construção de um mega-gasoduto pelo país que favorecia a Carlos Suarez, o "rei do gás", ex-sócio da empreiteira OAS, que possui um oligopólio em oito estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste - (crédito: MME/divulgação)

Apesar de a demissão do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque ter sido relacionada ao aumento dos combustíveis, a verdadeira motivação pode ser um "toma-lá-dá-cá". Exonerado na manhã desta quarta-feira (11/5), ele era contra o avanço da construção de um mega-gasoduto. A obra atende aos interesses de Carlos Suarez, conhecido como o “rei do gás”, ex-sócio da empreiteira OAS.

As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, e foram confirmadas pelo Correio nos bastidores. Suarez controla um oligopólio do setor em oito estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A nova obra custaria cerca de R$ 100 bilhões, e conta com o apoio de políticos do Centrão.

Suarez ainda possui mais quatro autorizações para iniciar obras de construção de novos gasodutos. Para viabilizar os empreendimentos, o empresário precisa de investimentos. As infraestruturas chegariam a regiões mais isoladas do país.

Por se tratar de uma questão bilionária, a proposta, que foi lançada em 2015, nunca andou no Congresso Nacional. Os parlamentares não entraram em consenso sobre os fundos para financiar a infraestrutura. Assim, uma alternativa oferecida pelo Centrão era direcionar a cifra bilionária do pré-sal para bancá-la. Para viabilizar a proposta, seria, então, apresentada na Câmara dos Deputados uma emenda em cima da hora, para não haver resistências. A manobra já estaria até acertada com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), segundo fontes do Legislativo.

Bento Albuquerque não concordava com a negociação. Pelo contrário, o ex-ministro queria atrelar ao MME a autorização para que as obras acontecessem. Além disso, a regra seria gerar competitividade no mercado. Dessa forma, outras empresas também poderiam registrar interesse no projeto.

O que se especula nesse momento é de que a substituição dele por Adolfo Sachsida foi estratégia usada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para avançar com a pauta. O economista era um dos braços direito do ministro Paulo Guedes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação