Funcionalismo

Servidores se reúnem com parlamentares em ato na Câmara dos Deputados

Representantes nacionais dos trabalhadores da União apontam incertezas, inclusive quanto ao anunciado reajuste de 5% após o corte de 8,2% no Orçamento

Michelle Portela
postado em 31/05/2022 16:42 / atualizado em 31/05/2022 16:43
 (crédito: Fonacate/Divulgação)
(crédito: Fonacate/Divulgação)

Servidores públicos federais estão reunidos nesta terça-feira (31/5) em ato com parlamentares no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, para debater o prosseguimento da mobilização nacional de reajustes reivindicado ao governo federal. Os representantes nacionais dos trabalhadores da União apontam incertezas, inclusive quanto ao anunciado reajuste de 5% após o corte de 8,2% no Orçamento.

O ato é organizado pelo bloco da Minoria da Câmara dos Deputados, pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Tipicas do Estado (Fonacate) e pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais  (Fonasefe).

"Continuamos a pressionar o governo a negociar. Várias categorias em greve e o governo não negocia", aponta o presidente do Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad.

Banco Central

Ainda nesta terça-feira, a Assembleia Geral Nacional (AGN) do Sinal decidiu, com mais de 85% dos votos válidos, pela continuidade da greve na autarquia. Segundo ele, a mobilização continua como única forma de intensificar a pressão sobre a Diretoria do BC e as demais instâncias do governo federal para que se reabram as negociações com a categoria.

Uma nova reavaliação do movimento acontece somente no dia 7 de junho. O movimento pede a reestruturação da carreira junto com a recomposição salarial do período do atual governo.

A continuidade da paralisação pode afetar os preparativos do próximo Copom (20 e 21 de junho), mas serviços como o Pix serão preservados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação