COMBUSTÍVEIS

Minas e Energia envia lista de nomes para Conselho da Petrobras

Pedido de demissão do agora ex-presidente da Petrobras José Mauro Coelho abriu a brecha para que Ministério de Minas e Energia encaminhasse o pedido de substituição de membros do Conselho de Administração da estatal nesta quarta-feira (22/6)

Michelle Portela
postado em 22/06/2022 18:17
 (crédito: André Motta de Souza/Agência Petrobras)
(crédito: André Motta de Souza/Agência Petrobras)

O pedido de demissão do agora ex-presidente da Petrobras José Mauro Coelho e consequente crise política que se abateu sobre a companhia abriu brecha para que o Ministério de Minas e Energia encaminhasse o pedido de substituição de membros do Conselho de Administração da estatal, nesta quarta-feira (22/6). 

"Esclarece-se que foram apenas retirados os nomes dos candidatos representantes dos acionistas minoritários, permanecendo as demais indicações propostas anteriormente pelo acionista controlador", diz o MME por meio da nota.

A lista, formada por sete homens e uma mulher, será analisada e passará por aprovação dos acionistas na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), agendada para esta sexta-feira (24), quando também será analisada a indicação do candidato a presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, o primeiro nome da lista.

O diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Gileno Gurjão Barreto, é um dos indicados. O órgão é vinculado ao Ministério da Economia. Ricardo Soriano de Alencar, que hoje é o Procurador-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), vinculado ao ministro Paulo Guedes, também é um indicado.

Na lista constam ainda Jônathas Assunção Salvador Nery De Castro, secretário-executivo da Casa Civil de Jair Bolsonaro; Iêda Cagni, que coordena a Secretaria-Geral de Administração da Advocacia-Geral da União (AGU); e Edison Garcia, CEO da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Márcio Weber e Ruy Flaks Schneider já integram a estatal desde o ano passado e deverão passar por ratificação.

Ao longo da semana, a Petrobras foi motivo de debates na Câmara dos Deputados e também pelo Executivo, onde são contestados os preços dos combustíveis. Entre as medidas analisas estão a instalação de uma CPI da Petrobras na Câmara dos Deputados e uma medida provisória (MP) para modificar a Lei das Estatais.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação