LEI DAS ESTATAIS

Temer diz que mudança em lei das estatais é retrocesso

Ameaças do governo federal de promover mudanças na Lei das Estatais levou o ex-presidente Michel Temer a criticar qualquer possibilidade de alteração da legislação

Michelle Portela
postado em 22/06/2022 19:00 / atualizado em 22/06/2022 19:10
 (crédito: Cesar Itiberê/PR)
(crédito: Cesar Itiberê/PR)

As ameaças do governo federal em promover mudanças na Lei das Estatais levou o ex-presidente Michel Temer (MDB) a criticar qualquer possibilidade de alteração da legislação. Para o emedebista, alterações sequer devem ser cogitadas, sob risco de retrocessos "nos costumes políticos do país". As declarações foram feitas nesta quarta-feira (22/6). 

"O que se espera do mundo político é que aperfeiçoe continuamente a legislação e as instituições brasileiras, não que promova retrocessos', diz a nota emitida pelo ex-presidente. "A lei que se pretende amputar significou a moralização das atividades públicas empreendidas pelas empresas estatais e um grande avanço nos costumes políticos do país", avalia.

Ainda de acordo com o ex-presidente, a lei teve o mérito de profissionalizar a gestão dessas empresas e, com sua implementação, permitiu a recuperação da Petrobras "da crise pré-falimentar em menos de ano e meio". Assim, Temer defende que a Lei das Estatais cumpre o papel de defesa de operações das empresas nacionais. 

"As estatais prestam grandes serviços ao país e precisam ser protegidas. Por isso, as notícias a respeito das alterações me causam tristeza cívica. É com muita inquietação que peço responsabilidade, serenidade e equilíbrio às lideranças que comandam hoje os destinos do país. Mas estejam certos, se houver retrocesso, a cobrança virá!", diz. 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação