Pesca ilegal

Governo federal suspende pesca da piracatinga em todo o país

Governo suspendeu a pesca da piracatinga em todo o território nacional até o dia 2 de julho de 2023, de acordo com portaria da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicada nesta quinta-feira (23/6)

Michelle Portela
postado em 23/06/2022 18:19 / atualizado em 23/06/2022 18:19
 (crédito: STRINGER/BRAZIL)
(crédito: STRINGER/BRAZIL)

O governo federal suspendeu a pesca de piracatinga em todo o território nacional até o dia 2 de julho de 2023, de acordo com portaria da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicada nesta quinta-feira (23/6).

A portaria SAP/MAPA nº 1.082 altera a portaria nº 271, de 1º de julho de 2021, da mesma secretaria, que dispõe sobre a moratória da pesca e comercialização da espécie Calophysus macropterus em águas jurisdicionais brasileiras e em todo território nacional.

“Art. 1° Estabelecer a moratória da pesca e da comercialização da espécie Calophysus macropterus, em águas jurisdicionais brasileiras, e, em todo território nacional até 02 de julho de 2023", diz a publicação.

Tráfico de drogas

A piracatinga é um bagre ou peixe-liso, sem escamas, com tamanho máximo de 40 centímetros bastante abundante nos rios de águas-brancas e, até então, sem valor comercial.

Até o final da década de 1990, não era pescado nem comercializado no Brasil. Recentemente, contudo, é motivo de pesca ilegal e predatória no rio Solimões. A atividade é apontada como sendo utilizada pelo narcotráfico a fim de camuflar o tráfico de drogas, como no contexto da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação