BANDA LARGA

João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte cumprem requisitos para ter 5G

Cidades cumpriram os requisitos necessários para operar o 5G, mas liberação será decidida em reunião nesta quarta-feira (27/7), diz Anatel

Michelle Portela
postado em 25/07/2022 17:40 / atualizado em 25/07/2022 17:40
A informação foi confirmada pela Anatel e o conselheiro do órgão e presidente do Gaispi, Moisés Moreira -  (crédito: ERIC PIERMONT)
A informação foi confirmada pela Anatel e o conselheiro do órgão e presidente do Gaispi, Moisés Moreira - (crédito: ERIC PIERMONT)

Após Brasília (DF), três novas capitais brasileiras poderão ter a quinta geração de banda larga — 5G — funcionando ainda nesta semana. A decisão sobre a liberação e início das operações em João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG) será tomada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta quarta-feira (27/7). 

A informação foi confirmada pela Anatel e o conselheiro do órgão e presidente do Gaispi, Moisés Moreira. De acordo com a Anatel, será convocada "uma reunião extraordinária do grupo para esta quarta-feira, ocasião em que deliberará a liberação da faixa de 3,5 GHz em três capitais brasileiras, por terem atendimento aos requisitos necessários: João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte".

Anteriormente, Moreira havia anunciado a capital São Paulo como aquelas aptas a operar o sistema. Entretanto, a maior cidade brasileira não figura entre as listadas para entrar em operação nesta semana. Questionada, a Anatel não se manifestou sobre o tema. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação