Planos de saúde

Senado reúne empresários e pacientes para discutir rol taxativo amanhã

Debate sobre a obrigatoriedade de existência ou não de uma lista de procedimentos obrigatórios a sempre cumpridos pelos planos de saúde segue, após STJ decidir pelo "rol taxativo"

Michelle Portela
postado em 22/08/2022 18:19 / atualizado em 22/08/2022 18:24
 (crédito: Instituto Lagarta Vira Pupa/ Reprodução)
(crédito: Instituto Lagarta Vira Pupa/ Reprodução)

O rol taxativo volta a ser debatido no Congresso Nacional nesta terça-feira (23/8). A partir das 10h, senadores estarão reunidos em sessão plenária para discutir exclusivamente sobre o projeto que obriga os planos de saúde a cobrirem tratamentos que estão fora rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Para debater o tema foram convidados representantes do Ministério da Saúde, da ANS, da Associação Brasileira dos Planos de Saúde (Abramge), da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), de universidades, de hospitais, além de médicos e movimentos da sociedade civil.

Entidades criticam a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, em junho, determinou que os planos de saúde devem oferecer aos usuários apenas os procedimentos listados pela ANS, o chamado rol taxativo.

Votação imediata

Posteriormente à decisão no STJ, deputados aprovaram o Projeto de Lei 2.033/2022, que "dispõe sobre os planos privados de assistência à saúde, para estabelecer hipóteses de cobertura de exames ou tratamentos de saúde que não estão incluídos no rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar". Com isso, assegura tratamentos ou medicamentos novos desde que tenham evidências científicas e recomendações de um órgão de avaliação internacional e vinculado ao Ministério da Saúde.

Parte dos senadores defende a votação imediata do projeto sob o argumento de que o fim do rol taxativo vai beneficiar principalmente pacientes de doenças raras, crônicas e degenerativas. Além disso, também seriam beneficiados pacientes com câncer que precisam de tratamento de urgência, bem como pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação