ECONOMIA

Empresários propõe nova CPMF para desonerar a folha de pagamento

Propostas apresentada pela Confederação Nacional de Serviços prevê uma alíquota de 0,74% como forma de compensar o fim da contribuição patronal com a previdência

Henrique Lessa
postado em 01/09/2022 23:57
 (crédito: Henrique Lessa/CB/D.A Press)
(crédito: Henrique Lessa/CB/D.A Press)

São Paulo - Em evento sobre a desoneração da folha de pagamento realizado na tarde desta quinta-feira (1º/9), pelo Instituto Unidos Brasil - grupo de empresários que reúne apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e outros participantes – o presidente da Confederação Nacional dos Serviços, Luigi Nesse, apresentou uma proposta que zera a contribuição previdenciária patronal sobre a folha de pagamento. Como alternativa para o financiamento da Previdência Social, para Nesse, seria criado um novo imposto sobre movimentações financeiras com uma alíquota de 0,74%, nos mesmo moldes da extinta CPMF, mas com uma alíquota quase em dobro da antiga contribuição que era de 0,38%.

A proposta prevê além da extinção da contribuição patronal para a Previdência Social, que hoje é de 20% sobre o valor da folha de pagamento, uma redução de 3 pontos percentuais para a contribuição do empregado, e o fim das contribuições ao Incra e de Salário Educação. Hoje a participação do empresário é de 20% enquanto a do trabalhador varia entre 7,5% e 14% que acordo com o valor do salário.

O fórum contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, e da presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, e foi marcado pelo entusiasmo da plateia com Guedes e pela presença de candidatos ao parlamento de partidos da base de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O evento, que teve um custo de participação de R$ 10 mil por cada mesa de sete pessoas, estava concorrido e começou com a apresentação de uma versão do hino nacional cantado ao vivo e um pedido de silêncio pela “ameaça à liberdade de expressão” em referência as ações do Supremo Tribunal Federal (STF) na investigações dos empresários bolsonaristas que discutiam uma ruptura democrática em grupos de WhatsApp.

No encerramento foi lido e entregue ao ministro um manifesto dos empresários que, genericamente, pede uma “efetiva redução do Custo Brasil”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação