FRANQUIAS

Com crescimento de 16,8% no setor, Expo Franchising tem oportunidades para negócios

Evento no Rio apresenta opções de investimentos para todos os bolsos: de R$ 9 mil a mais de R$ 1 milhão

Fernanda Strickland
postado em 02/09/2022 17:11 / atualizado em 02/09/2022 17:12
 (crédito: ABF/ Expo Franchising ABF Rio)
(crédito: ABF/ Expo Franchising ABF Rio)

setor de franquias apresentou recuperação no 2º trimestre deste ano, mantendo assim sua trajetória de crescimento com patamares acima do período pré-pandemia. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com opções de investimento para todos os bolsos, a 15ª edição da Expo Franchising ABF Rio acontece entre os dias 15 a 17 de setembro, no Expo Mag, região central do Rio de Janeiro.

Em todo o país, o franchising cresceu 16,8% em faturamento e manteve sua resiliência frente um cenário com inflação mais elevada e incertezas macroeconômicas, ao mesmo tempo em que superou em 11,4% o faturamento nominal do 2º trimestre de 2019. 

Segundo o estudo, a receita passou de R$ 41,140 bilhões para R$ 48,052 bilhões nesse período. Quando observado o crescimento em relação ao segundo trimestre de 2020 — marcado pelo início da pandemia — o índice chega a 73,3%. A pesquisa mostra ainda que o mercado de franquias no estado do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 16,3 % no faturamento no 2º trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, com mais de R$ 4,6 bilhões de receita. Já em unidades, o mercado fluminense expandiu 12,7%, totalizando 17.670 operações. O volume de empregos diretos chegou a 147.524, isso representa 15,4% a mais do que no 2º trimestre de 2020. 

Expo Franchising

Em sua 15ª edição, a Expo Franchising ABF Rio ocupará mais de 2 mil m², com cerca de 200 franquias, de segmentos variados, tais como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços e Comunicação, Informática e Eletrônicos (Tecnologia), com investimento inicial que varia de R$ 9 mil a um pouco mais de R$ 1 milhão.

Com ênfase no conceito de salão de negócios presencial, a expectativa da organização é movimentar R$ 100 milhões em negócios e receber 25 mil visitantes. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), sendo organizado pela empresa Duas Marias Eventos e Produções, com patrocínio do Sicoob e Consigaz, com diversas oportunidades de negócios, tanto para os expositores quanto para quem deseja começar a empreender.

Entre as marcas estreantes nesta edição estão Buteco Original, Oral Sin, Grupo Rio Arte, Santowich Burger, Rutz Açaí, Suburbanos Pizza, Jorge Bischoff, Bem Seguro Creditos, Tintas MC, Pablo PA, Terça da Serra, Peça Rara, Nanica, entre outras. Franquias veteranas também apresentam suas novidades, como Billy The Grill, iGUi, Rei do Mate, Divino Fogão, Spoleto, Espetto Carioca e Yes! Curso de Idiomas.

Menor investimento

Dentre as opções da feira, os potenciais investidores terão a oportunidade de conhecer também as microfranquias. Conforme os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de baixo investimento vêm aumentando seu terreno, ganhando maturidade e investindo em modelos alternativos de ponto de venda.

Este modelo de menor investimento passou de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando tanto redes puras (que operam apenas desta forma), como mistas (com os dois modelos). A variação do número de microfranquias de 2021 para 2022 na amostra chegou a 39,8%, associada não apenas a elevação do teto, mas também a mais redes desenvolvendo modelos mais compactos, até mesmo home-based ou virtuais. Serviços e Outros Negócios (27,4%), Alimentação (16,2%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,5%) são os segmentos que concentram o maior número de microfranquias.

“Temos uma demanda reprimida que quer investir. O mercado está reagindo e está animado com a retomada da economia. Teremos diversas novidades para os visitantes, com modelos de negócios diferenciados para todos os perfis”, destaca Beto Filho, presidente da ABF Seccional Rio de Janeiro.

Os ingressos já estão sendo vendidos on-line pelo link do evento. O primeiro lote sairá a partir de R$ 37 (valor individual) ou R$ 74 (para os três dias de evento).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação