Eleições 2022

"Eleitorado faz votação pacífica", afirma Transparência Eleitoral Brasil

Primeiro turno das eleições gerais no Brasil ocorre desde as 8h deste domingo (2/10) com tranquilidade, de acordo com a Transparência Eleitoral Brasil

Michelle Portela
postado em 02/10/2022 14:27 / atualizado em 02/10/2022 14:28
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

“O eleitorado está fazendo uma votação pacífica”, afirmou Ana Claudia Santano, representante da Transparência Eleitoral Brasil, durante coletiva de imprensa, neste domingo (2/10). A entidade aponta que há pelo menos 98 observadores ligados ao grupo fiscalizando os locais de votação no Brasil e pelo exterior. 

De acordo com Santano, a votação corre sem problemas e com tranquilidade, embora o primeiro turno tenha sido marcado por ataques ao processo eleitoral. Entre os objetivos dos observadores da Transparência, está a fiscalização das urnas, organização das seções eleitorais, nível de formação e segurança dos eleitores. “O processo eleitoral está transcorrendo com normalidade nas cidades observadas”, disse.

Os observadores identificaram poucos problemas com as urnas eletrônicas neste domingo. Houve travamento de papel de duas urnas, e outras três unidades travaram totalmente ao iniciar os testes. A entidade também informou que cada eleitor tem demorado entre 3 e 4 minutos para votar. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação