CadÚnico

Governo prorroga prazo para atualização do Cadastro Único por mais 30 dias

A data limite para atualização dos cadastros sem alterações há mais de dois anos era esta sexta-feira (14/10). A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil

Rafaela Gonçalves
postado em 14/10/2022 12:07
 (crédito: Lucas Cabral/ Prefeitura de São José dos Campos)
(crédito: Lucas Cabral/ Prefeitura de São José dos Campos)

O Ministério da Cidadania  irá prorrogar por mais 30 dias o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico). A data limite para atualização dos cadastros sem alterações há mais de dois anos era esta sexta-feira (14/10). A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil.

Até a última segunda-feira (10), cerca de 263 mil ainda precisavam fazer a atualização cadastral.
Com a proximidade do fim do prazo, antes do anúncio da prorrogação, foram registradas filas quilométricas em postos de atendimento presenciais em todo o país.

O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao auxílio emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.

A falta de atualização dos dados do cadastro pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. As informações são utilizadas ainda pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas.

Pelo aplicativo

É possível consultar a situação cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único, além do site na internet, para saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros. Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo.

No entanto, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral. É possível verificar os endereços do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município neste link.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação