Brasil na OCDE

Guedes diz que faltam apenas 45 requisitos para adesão do Brasil à OCDE

Apesar do otimismo de Guedes, o aspecto ambiental pode ser um dos principais entraves para os países que integram o bloco, diante da imagem negativa que o Brasil possui nas questões ambientais

Rafaela Gonçalves
postado em 20/10/2022 15:49 / atualizado em 20/10/2022 15:49
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Em reunião da Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços (CNC), nesta quinta-feira (20/10), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que dos 230 requisitos para o processo de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil só tem 45 pendentes.

Segundo Guedes, o Brasil já teve 108 requisitos aceitos e outros 77 estão sendo analisados pela organização. "Faltariam 45 apenas. O Brasil está muito à frente dos outros países", disse o ministro, que aproveitou o evento para destacar, mais uma vez, o descolamento do país em relação às demais economias.

Fundo Amazônia

No início deste mês foi entregue pelo governo o memorando para a efetivação como membro do "clube dos países ricos". Apesar do otimismo de Guedes, o aspecto ambiental pode ser um dos principais entraves para os países que integram o bloco, diante da imagem negativa que o Brasil possui nas questões ambientais, tema que é central na Europa.

Segundo o portal UOL, a documentação sigilosa de mais de mil páginas, sobre as leis e políticas nacionais em dezenas de setores, omite e distorce informações sobre a realidade do desmatamento e a preservação ambiental no Brasil.

A reportagem cita que o relatório entregue pelo governo chega a incluir o Fundo Amazônia na lista de medidas adotadas para provar que o país cumpre com os requisitos da instituição. No entanto, o investimento foi enterrado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) logo em seu primeiro ano de seu governo, abrindo uma crise diplomática com Noruega e Alemanha.

O Brasil é um dos seis candidatos a iniciarem o processo de entrada na organização este ano. A adesão ao grupo é uma das prioridades do governo de Bolsonaro, reforçada constantemente pela equipe econômica de Guedes. A demanda brasileira para entrar na OCDE foi apresentada em maio de 2017. O país esperou cinco anos até receber, em junho deste ano, a carta-convite para começar a negociação sobre as condições para se tornar sócio.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação