FÓRUM AGRO 4.0

A tecnologia não pode ser um fator isolado, aponta especialista da ABDI

O gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Bruno Jorge Soares, explica que a eficácia da tecnologia no agronegócio depende da necessidade de pessoas treinadas e da liderança engajada

Fernanda Strickland
postado em 09/11/2022 17:35 / atualizado em 09/11/2022 18:40
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press)

A tecnologia tem se tornado cada vez mais um ponto chave para o aumento da produtividade e da rentabilidade no campo, destacando o setor na economia global. Segundo o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Bruno Jorge Soares, a tecnologia não trabalha sozinha.

“Eu costumo dizer que a tecnologia não é um fator isolado. Ela depende, para sua eficácia maior, da necessidade de pessoas treinadas, da liderança engajada e de processos bem definidos”, explicou, ao ser questionado sobre a relação entre tecnologia e produtividade no agro. Soares participa nesta quarta-feira (9/11) da segunda edição do CB Fórum Agro 4.0, evento promovido promovido pela ABDI em parceria com o Correio Braziliense

Bagagem da indústria

Segundo o especialista, quando a ABDI começou a migrar os reforços, iniciativas e estratégias para o agro 4.0, levou para a associação a bagagem da indústria. “Nos deparamos com duas realidades diferentes, mas que têm soluções basicamente semelhantes”, afirmou.

Para o gerente isso provocou vantagens e desvantagens. “A vantagem é a questão da escala. Quando a gente fala de sensores, hoje eles estão mais baratos. Mas nós temos uma desvantagem: só neste tempo, a gente descobriu que, por exemplo, o erro numa indústria de tecnologia software pode ser feito e corrigido rapidamente, numa plantação não”, explicou.

O gerente disse também que algumas aplicações, abordagens e metodologias usadas para o setor de serviços precisam ser adaptadas para a tecnologia no agro. “E é neste sentido que a gente trabalha na ABDI, para desenvolver projetos que sejam maduros e adequados para o agronegócio.”

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação