FÓRUM AGRO 4.0

Diretora do Mapa sobre ambiente de inovação: "Não fazemos nada sozinho"

Sibele Silva explicou o projeto do ambiente de inovação do Mininistério da Agricultura e explicou qual o papel da pasta na parceria com a ABDI para o ramo da agropecuária

Mariana Albuquerque*
postado em 09/11/2022 18:07 / atualizado em 09/11/2022 18:59
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

A diretora de Apoio à Inovação para Agropecuária do Mininistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sibele Silva, afirmou que o ambiente de inovação é um tema importante e "extremamente caro" para a pasta. Ela destacou a necessidade do desenvolvimento de tecnologias para o agropecuarista brasileiro, principalmente para o pequeno produtor.

Sibele participou nesta quarta-feira (9/11) da segunda edição do CB Fórum Agro 4.0, evento promovido promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Correio Braziliense. No debate, ela aproveitou para abordar o projeto do ambiente de inovação do Mapa e explicou qual o papel do ministério na parceria com a ABDI para o ramo da agropecuária. 

“Nós temos a premissa de que não fazemos nada sozinhos, precisamos privilegiar a colaboração e construir redes para que a gente de fato faça com que o produtor rural se insira dentro desse contexto. Nesse processo de construção de redes de inovação aberta, nós vislumbramos um programa que chamamos de 'Agrohub Brasil'. Nele, a gente busca conhecer e fomentar os ecossistemas regionais de inovação”, explicou.

Cinco pilares

A diretora ainda destacou o forte projeto de sustentabilidade desenvolvido pela pasta da Agricultura, que é baseado em cinco pilares da gestão ministerial. “Temos várias políticas públicas para a agricultura de baixo carbono, que remontam 10 anos extremamente bem-sucedidos. Temos um time técnico do Ministério da Agricultura, neste momento, participando da convenção do clima no Egito (COP27), levando esta política pública, inclusive a pauta de inovação. Além da sustentabilidade, temos o tema de bioeconomia, tema da inovação aberta, foodtech — que são os novos alimentos—, e o tema da digitalização do agro digital”, elencou Sibele Silva.

O CB Fórum Agro 4.0 reúne entes do setor público e privado para discutir as próximas tendências e ações do ecossistema de inovação sobre tecnologias no agronegócio. Sibele participou do primeiro painel do evento, "Aplicação de tecnologias digitais para a sustentabilidade ou agronegócio", junto de Marcela Carvalho, assessora da presidência da ABDI; Vasco Carvalho, sócio-fundador da Safe Trace; e Caroline Holtz Rolim, coordenadora de sustentabilidade da Cargill. 

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação