Agro 4.0

Tecnologia pode ser aliada do pequeno produtor, diz diretor do PAQTCPB

Segundo o Diretor Geral do Parque Tecnológico da Paraíba, José Nilton, a informação e a explicação do empreendedorismo tem sido essencial para que pequenos produtores prosperem nos negócios.

Isabel Dourado*
postado em 09/11/2022 18:40 / atualizado em 09/11/2022 19:28
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press)

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) promoveu, nesta quarta-feira (9/11), em parceria com o jornal Correio Braziliense, a segunda edição do Fórum Agro 4.0. O evento, mediado pelo jornalista Carlos Alexandre, explorou os casos práticos, tendências e ações do ecossistema de inovação sobre tecnologias no agronegócio. Os painéis foram transmitidos ao vivo pelas redes sociais do Correio.

Aumento da produtividade, maior controle na gestão do próprio negócio, mais qualidade, redução de custos e implementação de ações mais sustentáveis são alguns pontos citados pelo Diretor Geral do Parque Tecnológico da Paraíba, José Nilton Silva, em relação a importância da tecnologia para o pequeno agricultor.

“A gente tem várias experiências na Paraíba com relação ao pequeno produtor e a agricultura familiar. Em 2013, em algumas ações e projetos que eu atuei junto com a professora Mônica, que hoje é diretora do INSA (Instituto Nacional do Semiárido), a gente chegava no pequeno produtor e uma grande dificuldade que ele tinha era da composição de preço do seu produto", diz. 

Segundo ele, é essencial auxiliar o pequeno produtor com informações que permitam a viabilidade financeira do negócio. “Tem que colocar os custos e até o tempo que ele (pequeno produtor) gasta para produzir, os insumos envolvidos e etc. No início, para o pequeno produtor, se ele tiver uma visão clara do custo de produção e onde ele pode minimizar e diminuir os custos para conseguir produzir dentro de um valor adequado que ele possa comercializar e ser rentável para ele isso já é um passo importante”, explicou.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação