Fórum Agro 4.0

Tecnologia e sustentabilidade andam juntas no agro, diz presidente da ABDI

Segundo Igor Calvet, é preciso encontrar, por meio da tecnologia, soluções para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, a utilização de recursos naturais e o desperdício de alimentos

“O agronegócio precisa de duas coisas para continuar crescendo e sendo o pilar do nosso desenvolvimento econômico: conectividade e uso de ferramentas 4.0”. É o que afirma Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Calvet participa nesta quarta-feira (9/11) da segunda edição do CB Fórum Agro 4.0, evento promovido promovido pela ABDI em parceria com o Correio Braziliense. A iniciativa reúne entes do setor público e privado para discutir as próximas tendências e ações do ecossistema de inovação sobre tecnologias no agronegócio.

Segundo o presidente da ABDI, é impossível pensar em sustentabilidade no agronegócio hoje sem falar em tecnologia. “Tecnologias como internet das coisas (IoT), aprendizagem de máquinas, georreferenciamento e tantas outras podem ser traduzidas como experiências que podem aumentar produtividade, por um lado, e aliar isso à sustentabilidade '', afirmou.

Saiba Mais

Parceria

O objetivo dessa união, de acordo com ele, é encontrar por meio da tecnologia soluções para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, a utilização de recursos naturais e o desperdício de alimentos. “Mais que tecnologias fomentando ambientes de inovação, o que nos interessa é fazer com que parques tecnológicos, ou seja, os provedores de tecnologia, se unam aos agricultores e cooperativas, tudo em prol do desenvolvimento do tecido produtivo brasileiro”, disse o presidente da ABDI.

O evento, que está sendo transmitido pelas redes sociais do Correio Braziliense, conta com dois painéis, para debater a importância de se adotar as tecnologias 4.0, com o intuito de promover a sustentabilidade. Além dos debates sobre inovação, o projeto contempla editais para a seleção e premiação de projetos de tecnologias 4.0 envolvendo fazendas, cooperativas, agroindústrias, fornecedores e outras instituições. 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais