NOVO GOVERNO

Haddad terá de resistir à desconfiança do mercado para tocar reformas

Futuro ministro da Economia precisa organizar a casa para governar com novas regras fiscais, resolver a crise do teto de gastos, além de retomar acordos internacionais e finalizar a reforma tributária

Michelle Portela
postado em 09/12/2022 19:29 / atualizado em 09/12/2022 19:34
Lula oficializou Haddad, Flávio Dino e outros três ministros nesta sexta-feira (9/12) -  (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
Lula oficializou Haddad, Flávio Dino e outros três ministros nesta sexta-feira (9/12) - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Confirmado como ministro da Fazenda nesta sexta-feira (9/12), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) terá de resistir à desconfiança do mercado e colocar em prática as reformas que o novo governo alega serem fundamentais para o país. Para isso, precisa organizar a casa, com novas regras fiscais, resolver a crise do teto de gastos, retomar acordos internacionais e finalizar a reforma tributária.

As primeiras palavras como futuro novo ministro dão o tom do que será prioridade. "O importante é a gente ter uma agenda para 2023 forte, recuperar os acordos internacionais, que estão parados, sobretudo União Europeia, a questão do arcabouço fiscal e da reforma tributária, como grandes movimentos nossos, faremos todos", disse Haddad.



A declaração ocorreu após o anúncio de cinco ministros pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PL), hoje, antes do jogo do Brasil contra a Croácia pelas quartas de final. Além de Haddad na Fazenda, o senador eleito Flávio Dino (PSB) foi confirmado no Ministério da Justiça e Segurança Pública; o governador da Bahia, Rui Costa (PT), assumirá a Casa Civil; e o diplomata Mauro Vieira comandará o Itamaraty. Já o ex-ministro José Múcio Monteiro vai assumir a pasta da Defesa.

"Equipe coesa" na Fazenda

De acordo com o próprio Haddad, o primeiro desafio será escolher os secretários do Ministério da Fazenda. "Preciso combinar com o ministro do Planejamento para a gente ter uma equipe coesa. Eu não fiz convites formais ainda, mas eu já sondei muita gente", declarou.

O anúncio não chegou a surpreender o meio político, que vê Haddad muito próximo ao presidente Lula. O ex-prefeito, por sua vez, circula há mais de duas semanas por Brasília como interlocutor de Lula para questões ligadas à economia. Agora, o novo ministro deverá definir, com os membros do grupo de economia da transição, o futuro do Ministério do Planejamento.

O ex-prefeito defende que a pasta — a ser recriada a partir da cisão do superministério da Economia de Paulo Guedes — não incorpore as áreas de Orçamento e Gestão, que podem ficar no guarda-chuva do novo Ministério da Fazenda. A terceira parte dessa divisão vai virar o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Para Lula, a pasta do planejamento deverá ficar com um ministro "bastante afinado" com Fernando Haddad. "Já poderia ter indicado Planejamento hoje, mas se fizer isso vocês não terão notícia na segunda, terça-feira", disse Lula, emendando que não deve haver divergências entre Fazenda e Planejamento.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação