Abrir um negócio do zero definitivamente não é fácil. A confeiteira Bruna Rebelo, por exemplo, vivenciou a falência de três empreendimentos antes de, finalmente, conseguir fazer sucesso com o novo trabalho. Formada em gastronomia desde 2009, Bruna chegou a assumir um buffet com a mãe que, apesar de não ter dado certo, fez com que ela descobrisse uma especialidade: o buttercream (um creme de manteiga para bolos).
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Assim como em todo ramo, existem muitos obstáculos que podem tornar o processo de abrir o próprio negócio desanimador. Entretanto, existem aqueles que conseguem juntar o talento com um hobbie e começar um negócio sem sequer sair de casa.
Bruna, por exemplo, explica que manter a organização da empresa e o alinhamento dos processos são passos essenciais para começar a empreender. ”Precisa ter uma produção muito organizada. É um grande desafio cuidar sozinha das compras, da produção, do financeiro, da divulgação, das redes sociais e do atendimento. Mas, sim, é possível, só é preciso se organizar”, orienta.
A confeiteira explica que é necessário alinhar os objetivos para fazer com que o empreendimento funcione. “O primeiro passo é entender que isso é um negócio. Você até pode fazer como um hobbie, e está tudo bem, mas se não for, lembra que isso é o seu negócio", acrescenta.
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Dicas para vender bolos
Na própria voz de Bruna, confira algumas dicas para quem deseja abrir um negócio voltado para a venda de bolos:
"1 — Entenda que isso é um negócio
Ao entender o propósito do negócio, é possível criar processos, e isso é muito importante, pois se não temos processos na nossa empresa, vamos à falência. O verdadeiro empreendedor é aquele que ganha na compra, e não somente na venda.
É necessário manter um planejamento ao fazer as compras, pois ir ao mercado muitas vezes durante a semana pode fazer com que os gastos sejam maiores. Também é preciso ter um fluxo de caixa para ter o financeiro muito bem organizado.
2 — Não seja apaixonado pelos seus bolos, e sim pelos seus clientes
Ele (o cliente) que vai manter o seu negócio em pé, então, lembre que você precisa tratar ele muito bem. Não é só investir em um monte de equipamentos e utensílios bons, antes você precisa investir no seu cliente, e o melhor equipamento é aquele que te dá mais lucro.
3 — Comece pelo básico bem feito
O maior problema é começar do zero e querer já começar fazendo um bolo de 3 andares. Tenha calma, faça o básico bem feito. Comece do básico e vai chegar o momento de você fazer aquele bolo dos seus sonhos.
4 — Você não vende bolo
Vende propósito, vende lembranças, memórias. A confeitaria tem o poder de reunir as pessoas, não é só sobre dinheiro.
5 — Quem reclama não traz cliente
A reclamação é muito forte, traz uma energia muito pesada para a vida e, consequentemente, para o negócio. A cabeça é quem manda, pare de reclamar!"
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Como conquistar os primeiros clientes?
Outra grande preocupação dos empreendedores iniciantes é como começar a conquistar os clientes. Com as redes sociais em ascensão, muitas pessoas aproveitam para divulgar o trabalho e fidelizar os clientes. Bruna explica quais os primeiros passos para começar a atrair a clientela são:
Grupos de Facebook: O Facebook está cheio de grupos e comunidades. Uma opção é entrar em grupos da cidade, da vizinhança ou de empreendedores. Também pode, inclusive, criar um cupom de desconto para esses clientes, assim saberá se vieram do Facebook ou não.
Status do WhatsApp: Poste todos os dias: bolo da semana ou o que tem no dia. Não deixe de estar ali, para os clientes que estão no WhatsApp verem os status e comprarem de você.
Frequência no feed do Instagram: Não fique dias sem postar, mas também não pegue fotos de um bolo e poste tudo de uma vez. O feed do Instagram é a vitrine, então, é necessário preencher pro cliente lembrar de você. Se ainda não teve pedidos e precisa de fotos, uma opção é produzir para postar.
Postar stories: Também precisa ter frequência nos stories, pois quanto mais postar, mais a bolinha ali no Instagram vai aparecer para o público. Se postar vídeos legais, fotos chamativas, isso vai gerar desejo e o cliente acabará comprando de você.
Influenciadores: Eles são capazes de influenciar muito nas vendas. Lembrando que, se sua cidade é pequena e tem uma pessoa com 5 mil seguidores que trabalha como influencer, ela poderá ajudar também a impulsionar as vendas com a divulgação dela.
Parcerias: Escolher alguém que tenha o produto similar ao seu ou que tenha o mesmo público também pode ajudar. Após escolher a pessoa/empresa que fará parceria, se junte com ela para desenvolver estratégias e atingir mais clientes.
Vizinhos: Aproveite para apresentar seus produtos para os vizinhos. Pode ser em grupos de whatsapp, do condomínio ou da região em que você mora.
Botão promover: Essa é uma ação de tráfego pago, que é quando você coloca dinheiro na ferramenta, no google, no facebook, e ele distribui seu conteúdo pago para mais pessoas. O botão "promover" é uma forma mais simples de fazer anúncios pagos para atingir clientes.
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Clínica de estética
Tauany Alves, 23 anos, decidiu montar uma clínica de estética durante a pandemia de covid-19. Formada em enfermagem, ela decidiu juntar o aprendizado da graduação com a vontade de empreender por conta própria.
"A ideia de montar algo pra mim surgiu depois que tive experiência e formação na área, gostei de atuar e vi como uma oportunidade para parar de trabalhar para os outros e começar a investir em mim mesma", conta.
Com a ajuda da família e marido, Tauany conseguiu comprar os materiais necessários para começar a atender. "Acho que a maior dificuldade foi o fato de ter começado um negócio, ter investido bastante e assim que abri entramos na pandemia, eu vi todo meu investimento estacionado, não tinha autonomia para atender, pois estávamos sendo obrigados a manter as portas fechada logo no começo", relata.
Para quem deseja começar a empreender em casa, Tauany orienta que é preciso ter coragem e perseverar. "Muitas pessoas desacreditam da nossa profissão por estarmos atendendo em casa. É preciso isolar seu espaço de atendimento da sua casa, deixando entradas independentes, mostrando que por mais que seu ambiente de trabalho esteja alojado na sua casa, você tem como separar as funções", finaliza.
Aulas de inglês
Durante o fechamento das escolas no início da pandemia, Marine Ribeiro começou a dar aulas de inglês de forma on-line em casa. Com a ajuda do marido, de quem recebeu apoio e motivação, ela saiu da escola onde trabalhava para abrir seu próprio negócio.
"Eu tinha alguns alunos que estavam indo pra fora (do país) e pediram pra eu fazer um intensivão com eles, então resolvi sair da escola onde trabalhava, porque ganhava muito pouco, apenas R$ 600, e resolvi dar aula on-line", conta.
Ela relembra que ao ser mãe, aos 23 anos, sentiu insegurança e medo de não conseguir conquistar o sucesso profissional. Atualmente, ela organiza a rotina do dia a dia para conciliar as aulas com tarefas domésticas e ficar com o filho de 5 anos.
"Minhas aulas geralmente são 7h, 8h e 9h, para que eu possa conciliar com as tarefas domésticas e estar com meu filho. Volto para o trabalho às 17h, então geralmente meu período de trabalho é de manhã e a noite", explica.
Colhendo os frutos do trabalho, Marine conseguiu trocar de apartamento e montar o próprio escritório. Atualmente, ela possui uma empresa e conta com mais de 60 turmas de inglês e mais de 300 alunos. E não para por aí! No futuro, a professora pretende abrir uma escola online, dando oportunidade para outros professores trabalharem utilizando o mesmo método que ela aplica.
Para quem está começando, Marine dá a seguinte dica: "não desistir, porque o começo é muito difícil, tem que ir atrás, buscar, batalhar, mas é muito recompensador ter o próprio negócio e conseguir trabalhar em casa", finaliza.
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