Fórum Econômico Mundial

Haddad: Brasil pode fazer mudanças no pedido para adesão à ODCE

Ministro da Fazenda diz que o tema está sendo tratado por um grupo de trabalho e será levado ao presidente Lula

Mariana Albuquerque*
postado em 18/01/2023 11:31 / atualizado em 18/01/2023 11:40
 (crédito: Sandra Blaser/WEF)
(crédito: Sandra Blaser/WEF)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil pode fazer mudanças no pedido para adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A afirmação foi dada nesta quarta-feira (18/1) durante uma coletiva em Davos, na Suíça, onde ocorre o Fórum Econômico Mundial. 

Haddad esteve com o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, durante o evento. O ministro negou, contudo, ter abordado algum pleito do governo brasileiro durante o encontro, uma vez que a reunião foi rápida, de 15 minutos.

Segundo Haddad, o tema da OCDE está sendo tratado por um grupo de trabalho e será levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Não existe nenhum impedimento para que o Brasil pleiteie uma adesão em conformidade com os seus interesses. Não há uma rigidez que é tudo ou nada. Você tem espaço para discussão", disse. 

O economista informou que foi criado um grupo de trabalho para definir os termos de uma eventual participação do Brasil na OCDE para que, assim, o presidente Lula possa tomar uma decisão sobre o tema. "O Brasil já participa muito da OCDE. Essa aproximação está acontecendo naturalmente e, agora, vou ver com o Itamaraty e a Presidência da República os próximos passos", disse.

G20 e Mercosul

Ele falou ainda que a agenda que compreende temas como G20 e Mercosul também depende de uma reunião específica com o presidente Lula. É ele quem dará a linha a ser seguida, disse o ministro. "Relações do Brasil com o mundo são muito complexas, né? Envolvem muitos fóruns. O Brasil assume a presidência do G20, depois assume a presidência dos Brics, Mercosul", comentou o ministro. 

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE