Em Davos

Haddad defende o fortalecimento do Mercosul e fala em incorporar novos membros

Ministro também disse, durante painel de lideranças da América Latina no Fórum Econômico Mundial, que o bloco foi "abandonado" durante o governo Bolsonaro

Mariana Albuquerque*
Raphael Pati*
postado em 18/01/2023 13:00 / atualizado em 18/01/2023 13:04
 (crédito: Fabrice Coffrini/AFP)
(crédito: Fabrice Coffrini/AFP)

Em seu último compromisso oficial no Fórum Econômico Mundial, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, participou do painel de lideranças da América Latina, nesta última quarta-feira (18/1). O economista defendeu que a interação dos países da América Latina “é um imperativo” para o desenvolvimento do continente, em processo que deve envolver ligações de infraestrutura e ampliação de acordos comerciais.

“Se nós não pensarmos em forma de integração regional, eu acho que nós vamos ter muita dificuldade de decolar. Mesmo com acordos de livre comércio, que são bem-vindos em alguns casos, eu penso que a integração regional passa por infraestrutura, por acordos comerciais, pelo fortalecimento do Mercosul, que foi abandonado nos últimos anos. (A integração) Passa pela incorporação de novos membros ao próprio Mercosul, com ambições superiores às que vêm sendo exibidas”, afirmou.

O ministro da Fazenda afirmou também que os governos petistas jamais deixaram de olhar para a América Latina com "olhos generosos”. “Nós entendemos que a integração regional é um imperativo para o nosso desenvolvimento. Isso passa pelo que o presidente (Gustavo) Petro falou. Nós temos a mesma visão a respeito das vantagens competitivas do nosso subcontinente em relação ao mundo”, explicou o ministro, citando o chefe do Executivo da Colômbia, também presente no painel.

Haddad destacou ainda o fortalecimento dos membros do Mercosul. Ele mencionou que há a possibilidade de haver integração dos mercados financeiros da região, que, segundo ele, carecem de competitividade e acesso a crédito.

Ao lado do ministro brasileiro estavam os presidentes Rodrigo Chaves Robles (Costa Rica), Gustavo Francisco Petro Urrego (Colômbia), Guillermo Lasso Mendoza (Equador), além de Raquel Peña, vice-presidente da República Dominicana.

Haddad encerra hoje seu último compromisso em Davos e segue para o Brasil como volta prevista para esta quinta-feira (19).

*Estagiários sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE