TRIBUTOS

Recomposição do ICMS deve acontecer com proposta conjunta, diz Wilson Lima

Governador do Amazonas afirmou que solução para a recomposição das perdas dos estados deve passar por uma decisão que envolva estados e governo federal

Henrique Lessa
postado em 27/01/2023 14:55 / atualizado em 27/01/2023 17:54
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Ao deixar o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (27/1), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), disse que qualquer saída para a crise fiscal dos estados envolvendo reduções do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços  (ICMS) sobre combustíveis, energia e telecomunicações deve passar por um diálogo com as unidades da Federação. 

"Essa decisão tem que ser tomada em conjunto, entre os governadores e o governo federal, para que se entenda que nós estamos na mesma página, na mesma sintonia", afirmou o chefe do executivo amazonense ao destacar a importância do encontro de hoje entre Lula e os 27 governadores do país.

Ainda segundo Lima, a solução da crise fiscal dos estados deve sair depois de uma análise dos técnicos quanto ao desenho da melhor solução. "A gente vai trabalhar, junto com os técnicos, um caminho para fazer essa recomposição", explicou o governador. "Estamos caminhando para entender qual o melhor modelo e qual a melhor decisão a ser tomada", completou.

Ele ressaltou que a crise das unidades federativas é grave. "O fato é que os estados hoje têm grandes dificuldades para fazer com que esse recurso seja recomposto. A gente não consegue fazer isso com medidas nos nossos estados, a gente precisa da ajuda do governo federal", apontou.

Wilson Lima deixou a reunião antes do encerramento e não quis adiantar se o presidente e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegaram a propor alguma solução para a demanda dos governadores.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE