Empreendedorismo

Senado aprova maior prazo para quitação de empréstimos do Pronampe

Empreendedores passariam a ter seis anos para quitar dívida, além de o programa passar a ter um teto de juros mensais de 6% mais a Selic. Texto vai à Presidência para sanção

Ândrea Malcher
postado em 21/03/2023 21:04 / atualizado em 21/03/2023 21:04
 (crédito: Jefferson Rudy/Agencia Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agencia Senado)

A Medida Provisória (MP) que amplia o prazo de pagamento dos empréstimos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foi aprovada pelo Senado, nesta terça-feira (21/3). O limite passou de quatro para seis anos e agora, além de o programa ter um teto de juros mensais de 6% mais a Selic, também passa a ter um prazo de carência maior de 12 meses. O texto segue para sanção presidencial.

Segundo a MP, contratos de empréstimos acordados a partir de 2021 podem ser renegociados para adequação às novas regras, desde que sigam as condições estabelecidas pelo governo federal.

O programa garante que os empréstimos sejam usados na compra de equipamentos, reformas, despesas operacionais e compra de mercadorias, mas é proibido o uso para distribuição de lucros.

A relatora no Senado, Zenaide Mai (PSD-RN) apresentou o parecer favorável à proposta, rejeitando todas as emendas, evitando que o projeto volte à Câmara dos Deputados e possivelmente perca a validade da MP.

“Sua edição auxilia a preservação das empresas afetadas pelas medidas sanitárias de combate à covid-19; preserva empregos; reduz a demanda de amparo por trabalhadores desempregados; e corrige tempestivamente distorções nos critérios de distribuição dos recursos e no socorro às empresas endividadas no âmbito do Programa”, defendeu a parlamentar.

“O novo Pronampe, agora aperfeiçoado, vai fortalecer o empreendedor e as micro e pequenas empresas brasileiras e, ao mesmo tempo, dará mais segurança a quem tem ajudado o Brasil a crescer e a gerar emprego. É um programa em sintonia com os novos tempos da economia, do emprego e do trabalho”, afirmou o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

A medida foi criada em 2020, para amparar empreendedores que vinham sofrendo com as consequências do lockdown causado pela pandemia de covid-19. O Pronampe permite operações de crédito de até 30% do faturamento anual das empresas e tem uma contratação mais rápida que o comum, tendo em vista que possíveis inadimplências são cobertas pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO), com juro abaixo do mercado que estão em cerca de 30% ao mês.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE