China

Com presença de Lula, Dilma toma posse como presidente do Banco dos Brics em Xangai

Ex-presidente terá mandato no banco até julho de 2025. Instituição tem como objetivo o desenvolvimento de economias emergentes

Thays Martins
postado em 13/04/2023 06:51 / atualizado em 13/04/2023 07:15
 (crédito: Ricardo Stuckert/ Presidência da República )
(crédito: Ricardo Stuckert/ Presidência da República )

A ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse, em Xangai, como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, da sigla em inglês), o banco do Brics, na madrugada desta quinta-feira (13/4), pelo horário de Brasília. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegou a China ontem para visita oficial.

Em discurso, Dilma ressaltou o compromisso da instituição com o desenvolvimento dos países emergentes. "Assumir a presidência do NBD é, sem dúvida, uma grande oportunidade de fazer mais para os países do Brics, mas não somente para os seus membros, mas também para os países emergentes e em desenvolvimento", afirmou.

Lula também discursou no evento e disse que o banco é resultado da união de economias emergentes. "Pela primeira vez um banco de desenvolvimento de alcance global é estabelecido sem a participação de países desenvolvidos em sua fase inicial. Livre, portanto, das amarras e condicionalidades impostas pelas instituições tradicionais às economias emergentes. E mais, com a possibilidade de financiamento de projetos em moeda local." 

Ele também ressaltou o papel do banco para que esses países tenham a quem recorrer para financiar projetos. "Não cabe a um banco ficar asfixiando as economias dos países, como estão fazendo com Argentina, o Fundo Monetário Internacional. E como fizeram com o Brasil e com todos os países do terceiro mundo que precisaram de dinheiro", disse. "O NBD liberta países emergentes da submissão às instituições financeiras internacionais. O banco atraiu quatro novos membros - Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai. Vários outros estão em vias de adesão, e estou certo de que a chegada de Dilma Rousseff contribuirá para isso", afirmou. 

O mandato de Dilma no banco será até julho de 2025. O nome da ex-presidente foi indicado por Lula e aprovado pelo conselho da instituição em março. Ela assume a presidência no lugar de Marcos Troyjo, que integrou a equipe econômica do ex-ministro Paulo Guedes. Ele renunciou ao cargo em março.

O banco do Brics foi criado em 2014 durante a cúpula do Brics, no Ceará. Ele era formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Além deles, agora também compõem a instituição Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai. A instituição tem como objetivo apoiar financeiramente projetos de desenvolvimento sustentável dos países membros e de outras economias emergentes. O banco tem sede em Xangai, na China.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE