COMBUSTÍVEIS

Petrobras reduz preço do gás natural em 8,1% em relação ao trimestre encerrado

Ajuste faz parte da atualização trimestral prevista nos contratos com as distribuidoras e passa a vigorar em 1º de maio

Mariana Albuquerque*
postado em 17/04/2023 11:43 / atualizado em 17/04/2023 12:15
 (crédito: André Motta de Souza/Petrobras)
(crédito: André Motta de Souza/Petrobras)

A Petrobras anunciou uma redução média de 8,1% no preço do gás natural, em relação ao trimestre encerrado em abril. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (17/4).

Os novos valores serão cobrados a partir de 1º de maio, segundo a estatal. A nota destaca que o aumento é por causa da "variação do preço da molécula e do seu transporte por dutos".

O ajuste faz parte da atualização trimestral prevista nos contratos com as distribuidoras e reflete variações no preço do combustível, vinculado às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio, e do transporte por dutos.

"Os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Durante o trimestre em referência, o petróleo teve queda de cerca de 8,7% e o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%. A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.", afirma a nota. 

Segundo a Petrobras, a atualização do preço do gás natural anunciada nesta segunda-feira não afeta o gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel.

A Petrobras conclui a nota afirmando que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da Companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens e pelos tributos federais e estaduais.

*Estagiária sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE