Banco Central

Haddad indica Gabriel Galípolo como diretor de Política Monetária do BC

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (8/5) em coletiva de imprensa em São Paulo. Ministro da Fazenda também indicou Ailton Aquino dos Santos como diretor de Fiscalização do Banco Central

Victor Correia
postado em 08/05/2023 13:13
 (crédito: Ascom/ Ministério da Fazenda )
(crédito: Ascom/ Ministério da Fazenda )

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou nesta segunda-feira (8/5) o secretário-executivo da pasta, Gabriel Galípolo, para ocupar o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central. O anúncio foi feito nesta manhã durante coletiva de imprensa, em São Paulo. O ministro também indicou o servidor do Banco Central Ailton Aquino dos Santos para ocupar o cargo de diretor de Fiscalização da autarquia.

Segundo Haddad, os nomes foram chancelados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Galípolo será substituído na Fazenda pelo advogado Dario Durigan. O ministro disse ainda que adiou em alguns dias a indicação, até que houvesse um substituto para a secretaria-executiva, o que foi firmado somente neste final de semana.

"O diretor de Política Monetária indicado pelo presidente da República é o Gabriel Galípolo, confirmado. E o diretor de Fiscalização é um servidor do Banco Central, Ailton Aquino dos Santos. Portanto, os dois nomes que serão endereçados ao Senado Federal e, se aprovados, ocuparão as duas cadeiras", afirmou o ministro da Fazenda.

As duas diretorias indicadas estavam vagas após o fim dos mandatos anteriores. Para poderem assumir, os indicados serão sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

O nome do secretário-executivo já estava cotado para assumir o cargo. Questionado sobre as críticas do mercado sobre a indicação, Haddad minimizou. "Só por curiosidade, a primeira vez que eu ouvi o nome do Galípolo para o Banco Central partiu do Roberto Campos Neto", respondeu Haddad, citando o presidente da autoridade monetária. Haddad argumentou que o economista é conhecido do mercado e que nunca teve militância política.

O ministro disse ainda que a indicação deve fortalecer a aproximação entre o BC e o governo, que enfrentam um conflito por conta das altas taxas de juros promovidas pelo banco.

"Vamos dividir informações e responsabilidades. Vamos poder estar mais próximos, fazer chegar ao Banco Central o nosso ponto de vista, assim como o BC nos faz chegar o ponto de vista dos técnicos. Enfim, eu penso que essa coordenação vai ser favorecida", avaliou Haddad.

Quem é Gabriel Galípolo?

O atual secretário-executivo da Fazenda é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela PUC de São Paulo. Entre 2006 e 2012, ele lecionou nos cursos de graduação da instituição.

Em 2007, o economista chefiou a Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, durante o governo de José Serra (PSDB). Entre 2017 e 2021, Galípolo presidiu o banco Fator, que atua em parcerias público-privadas (PPPs) e em programas de privatização.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação