Exportação

Fazenda discute crédito para exportação entre Brasil e Argentina

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira (1º/5), que o Brasil está discutindo com a Argentina a criação de uma linha de crédito de exportação entre os países

Rafaela Gonçalves
postado em 01/05/2023 20:45
 (crédito: Ascom/ Ministério da Fazenda )
(crédito: Ascom/ Ministério da Fazenda )

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira (1º/5), que o Brasil está discutindo com a Argentina a criação de uma linha de crédito de exportação entre os países. "A demanda pelos produtos existe, o problema é a conversibilidade da moeda”, disse em entrevista à Globo News.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, desembarca em Brasília amanhã para uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro acontece em meio à grave crise econômica que atingiu o país vizinho, que se aproxima de um ponto de ruptura em meio a medidas desesperadas do governo, que se mostram ineficazes para frear a queda do peso.

O risco da modalidade, segundo Galípolo, está atrelado à conversibilidade da moeda, especialmente por envolver o dólar. “Hoje existe comércio entre Brasil e Argentina que é feito por uma moeda de um terceiro país, não participante desse comércio, e a política monetária desse país afeta a disponibilidade dessa moeda para realização desse comércio”, afirmou.

A Argentina é um importante parceiro comercial, especialmente por importar produtos industriais e de alto valor agregado. O secretário estima que existem, hoje, cerca de 210 empresas brasileiras que comercializam com o país vizinho.

Galípolo afirmou também que tem ocorrido um diálogo com bancos multilaterais sobre a situação da Argentina e afirmou que o banco dos Brics tem um peso adicional, já que envolve a China, principal parceiro comercial que tem alta musculatura de participação econômica. “O país asiático vem viabilizando mecanismos de financiamento em alternativa a meios de pagamento”, disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE