RECEITA FEDERAL

Restituição do Imposto de Renda: consulta ao 4º lote abre nesta quinta

A consulta estará disponível a partir de 10h. Os valores serão disponibilizados para os contribuintes no dia 31 de agosto

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da declaração de Imposto de Renda -  (crédito: Talita de Souza/CB/D.A.Press)
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da declaração de Imposto de Renda - (crédito: Talita de Souza/CB/D.A.Press)
Correio Braziliense
postado em 23/08/2023 08:31

A Receita Federal abrirá, na quinta-feira (24/8), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Serão contemplados  6.118.310 contribuintes, no valor total de crédito de R$ 7,5 bilhões. A consulta estará disponível a partir das 10h. O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento do envio da declaração de Imposto de Renda e pode ser feita por depósito ou por Pix. Os valores serão disponibilizados para os contribuintes em 31 de agosto.

Do montante dos contribuintes beneficiados nesse lote, 1.960 contribuintes são idosos acima de 80 anos, 86.427 têm entre 60 e 79 anos, 9.065 têm alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 30.453 são contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 219.288 brasileiros não possuem prioridade legal, mas receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou por ter optado receber a restituição via Pix.

Como consultar a restituição?

Para realizar a consulta da restituição, basta acessar a página Consultar Restituição da Receita Federal (acesse aqui). É preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento do contribuinte, além do ano de exercício, 2023.

Há também uma consulta detalhada, por meio do login com senha no site do governo. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode fazer a retificação, corrigindo as informações que, porventura, estejam equivocadas. 

Também é possível usar o aplicativo da Receita para smartphones ou tablets para realizar a consulta. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado ou por exemplo a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação