Investimento

Alemanha doa mais de R$ 132 milhões para descarbonizar a indústria no Brasil

Presidente Lula e chanceler alemão Olaf Scholz assinaram declaração conjunta nesta sexta-feira (8/12) para liberação dos recursos

Além do projeto de descarbonização, o acordo entre os dois países também envolveu outras medidas -  (crédito:  Ricardo Stuckert/PR)
Além do projeto de descarbonização, o acordo entre os dois países também envolveu outras medidas - (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
postado em 08/12/2023 20:55

Nesta sexta-feira (8/12), representantes dos governos do Brasil e da Alemanha anunciaram um acordo para projetos de descarbonização da indústria nacional. Com a parceria, o Brasil receberá 25 milhões de euros do país europeu (mais de R$ 132 milhões), em forma de doação. O anúncio é resultado de uma declaração conjunta de parceria para a transformação ecológica, assinada no último dia 4, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chanceler alemão Olaf Scholz.

Além do projeto de descarbonização, o acordo entre os dois países também envolveu outras medidas, como proteger, restaurar e utilizar de forma sustentável recursos naturais e ecossistemas; trabalhar por uma indústria neutra em termos climáticos; estimular pesquisas climáticas; melhorar os meios de vida locais por meio de cooperação sobre matérias-primas, produção com valor agregado e cadeias de abastecimento resilientes; promover o desenvolvimento econômico sustentável e a criação de empregos; e, por fim, moldar uma transformação socialmente justa.

O secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, comemorou o acordo com o país europeu. “O anúncio dessa chamada é uma demonstração de como as parcerias contribuem para avançarmos na pauta da descarbonização da indústria”.

*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->