CONJUNTURA

Mercado de franquias cresceu 11,4% no terceiro trimestre de 2023

Ampla variedade de negócios, apoio para a instalação das empresas e mudança nos hábitos de consumo são alguns dos responsáveis por alavancar o setor em 2023

O franchising no Brasil se mostra, cada vez mais, um setor vibrante e com claro potencial para ir ainda mais longe -  (crédito: kleber sales)
O franchising no Brasil se mostra, cada vez mais, um setor vibrante e com claro potencial para ir ainda mais longe - (crédito: kleber sales)
postado em 30/12/2023 03:55

O mercado de franquias contribuiu significativamente para a economia brasileira neste ano. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor passa por um momento positivo pós-pandemia e apresentou crescimento de 11,4% no terceiro trimestre de 2023. Todos os segmentos observaram bons resultados. O franchising no Brasil se mostra, cada vez mais, um setor vibrante e com claro potencial para ir ainda mais longe.

Para Márcia Queirós, cofundadora da Fast Escova, devido ao setor oferecer uma ampla variedade de negócios, o franchising permite que pessoas com o sonho de empreender consigam realizar esse desejo mais facilmente. "Ter um suporte já no início do negócio e com uma marca já consolidada, (torna) as chances de acertar bem maiores do que começar do zero. O modelo de franchising sempre será uma excelente opção para quem quer ter um negócio, mas ainda não sabe por onde começar."

eco franchising
eco franchising (foto: valdo )

O hábito de compras mudou muito nos últimos anos. Durante a pandemia, os consumidores que ainda não utilizavam esse meio, adotaram o mercado on-line e, desde então, o número de compras por aplicativos aumentou. Segundo pesquisa da AppsFlyer, uma plataforma de atribuição e análise de marketing móvel SaaS, houve um aumento de 44,8% no último trimestre de 2022.

No entanto, mesmo com a praticidade das vendas on-line, o físico ainda é muito buscado pelos clientes, devido a sua experiência sensorial e instantaneidade em ter o produto. Dessa forma, uma prática que vem se tornando tendência é a ligação entre o físico e o digital. Um relatório realizado pela Opinion Box revelou que 77% dos consumidores apreciam essa integração de lojas físicas e on-line.

"Trabalhar em conjunto com esses dois formatos de compras torna o negócio mais inclusivo para todos os tipos de consumidores. Implementar o omnichannel na franquia, com meios de pagamento, vendas e atendimento online e off-line integrados, faz com o cliente tenha mais de uma opção para escolher a sua marca", comenta Queirós.

Um dos pioneiros do franchising no Brasil, o fundador e presidente da Cherto Consultoria, Marcelo Cherto, também prevê que 2024 marcará a consolidação do "figital", fusão de físico e digital.

Cherto explicou que não será surpresa ver mais franquias nas quais os ambientes físico e digital se integrarão. Até a pandemia, o Matsuri era um dos mais conhecidos e respeitados restaurantes japoneses de Londrina. Com a crise sanitária, a empresa viu-se obrigada a migrar para o delivery, passando a atuar sob a marca Matsuri To Go.

Outra marca que tem se destacado no segmento figital é a Greenjoy. Uma rede de restaurantes fast-casual de alimentação saudável. Com diversas opções de refeições, desde saladas, wraps, bowls, pokes, smoothies, sucos e sobremesas. A marca entrega a praticidade da comida rápida, a experiência de um ambiente agradável e o valor dos alimentos saudáveis e frescos.

Sustentabilidade

De acordo com pesquisa realizada pelo MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, 83% dos brasileiros prestigiam marcas ligadas a agenda ESG — que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) — e 80% daqueles que não sabem do que se trata a sigla acreditam que as empresas devem agir em causas para diminuir o seu impacto negativo no meio ambiente. Investir nessa pauta não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para o cenário atual.

Esse conjunto de padrões considera fatores ambientais, sociais e de governança antes de tomar qualquer decisão, promovendo a responsabilidade corporativa. Além de trazer benefícios para a sociedade como um todo, torna a empresa mais humana, fazendo com que consumidores valorizem mais a marca, por estar comprometida com o futuro.

Segundo Marcelo Cherto, o ano que se aproxima também será pontuado, no ambiente do franchising, pelo ganho de relevância da sustentabilidade, pela adoção acelerada de tecnologias de ponta, pela diversificação dos negócios e segmentos e pelo avanço das franquias nacionais para outros países.

"O franchising no Brasil amadureceu e vem evoluindo cada vez mais rápido. No fundo, apenas um reflexo das transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade, em nossos hábitos de consumo e em nossa visão de mundo", comenta Cherto. "Certamente, ainda há muito a evoluir e, por isso mesmo, estamos diante de um futuro empolgante, no qual inovação, ousadia e responsabilidade caminharão lado a lado para colocar o Brasil numa posição ainda mais elevada do ranking global das franquias", disse.

Uma franquia que está se adaptando nesta tendência é a Aquamagic. Fundada em 2020, a rede de lavanderias de autoatendimento intensificou sua expansão no formato de franquias no início de 2022. A marca tem como diferencial a oferta de um conjunto de atrativos para quem precisa trabalhar ou estudar enquanto aguarda a lavagem e secagem das roupas.

Além de contarem com wi-fi, as unidades — com ar-condicionado — dispõem de bancadas para que os clientes utilizem notebooks, além de máquinas de café. Uma das vantagens das máquinas de lavar profissionais está ligada à sustentabilidade. Mais modernas e eficientes do que as comuns, elas consomem menos água e energia — em casa, é comum que roupas sejam colocadas para lavar em quantidade inferior à capacidade das máquinas, desperdiçando água, energia e produtos de limpeza.

Já a rede de brechós Peça Rara tem como propósito promover o consumo consciente, o conceito "second hand" (uso de segunda mão), a economia circular e a responsabilidade social. A marca, que tem como uma das sócias a atriz Deborah Secco. Para 2024, a estratégia inclui a comercialização de mais 260 lojas nas capitais de todo o país e no interior das regiões Sul e Sudeste, influenciando assim, cada vez mais a moda sustentável.

Tecnologia

O ano de 2023 foi marcado pelos investimentos e a democratização da inteligência artificial e, com certeza, continuará sendo uma tendência em 2024. Segundo levantamento da consultoria Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, em setembro de 2023, ao menos 45% das empresas entrevistadas estavam em fase de teste com inteligência artificial e 10% já implementaram essa tecnologia.

Além da adoção de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, há também a tendência da realidade aumentada e blockchain — um mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa. "Essas e muitas outras ferramentas tecnológicas têm o condão não apenas de melhorar a eficiência do negócio, mas também de permitir a criação de experiências únicas para os clientes e de garantir maior segurança e transparência nas operações", comentou Cherto.

Uma das franquias que está investindo neste setor desde 2022, é a Farmais. Prestes a atingir uma receita de R$ 1 bilhão, que deve ser alcançada ao final de 2023, a rede de farmácias Farmais passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos.

Um dos trunfos da empresa foi a virada omnichannel, assinalada em duas etapas. A primeira, em 2022, com o lançamento do e-commerce próprio, farmácia virtual que cresceu tanto que precisou trocar de plataforma. A próxima será a sua transformação em um marketplace de medicamentos. A plataforma integra o estoque de todas as unidades e facilita o processo de compra do cliente, além de permitir que os franqueados possam vender para o consumidor final e, assim, aumentarem sua rentabilidade e melhorarem a gestão dos negócios.

Variedade

Não faz muito tempo, quando se falava em Franchising, a maioria das pessoas só conseguia pensar em foodservice, cursos de idiomas, cosméticos e perfumes, moda e pouca coisa mais. De alguns anos para cá, esse cenário vem se alterando e hoje há uma infinidade de tipos de negócios ampliando sua ocupação de mercado via concessão de franquias.

Dentro desta tendência, está a HCC Energia Solar, que presta serviços em engenharia elétrica para milhares de famílias, empresas e agronegócios brasileiros. Com o objetivo de gerar economia, qualidade de vida e sustentabilidade, a franquia oferece soluções personalizadas de energia solar. Com materiais de alta qualidade, além da instalação dos sistemas fotovoltaicos, a rede possui um modelo de negócio de franquias para aqueles que querem empreender no setor de energia solar e cuidar do meio ambiente por meio da energia limpa.

Fronteiras

A expansão internacional das franquias brasileiras, que teve início há alguns anos e veio evoluindo de forma tímida, aos poucos vai se acelerando e se mostrando uma tendência promissora. "Graças à ampla divulgação do sucesso de negócios bem brasileiros em outras paragens, nossos franqueadores parecem estar deixando para trás o medo de avançar além-fronteiras e passam a olhar para mercados internacionais, especialmente os nossos vizinhos de continente, Portugal e outros tantos, como uma nova oportunidade a ser explorada, com boas chances de sucesso", explicou Marcelo Cherto.

Uma das empresas que se enquadra nessa tendência é o Instituto Embelleze. Criada em 2003, a marca tem como missão formar profissionais inspiradores do universo da beleza, com foco no encaminhamento ao mercado de trabalho, ensino de uma profissão e incentivo ao empreendedorismo. Em 20 anos, as mais de 250 escolas espalhadas por todo Brasil já ajudaram mais de 2,5 milhões de alunos a reescreverem suas histórias e transformarem suas próprias vidas. Atualmente, o Instituto Embelleze mantém unidades no Brasil, Estados Unidos e Equador.

A Oakberry Açaí Bowls também é um exemplo de bom desempenho. Foi pensada para suprir uma demanda não atendida no mercado de alimentação: o fast-food saudável. Nem todos têm tempo suficiente para se alimentar de maneira energética e benéfica. A ideia é mudar como o fast-food é visto e pensado. O processo realizado pela própria marca busca preservar ao máximo os benefícios do açaí. Atualmente, a rede mantém mais de 200 unidades no exterior. A maioria situa-se em Portugal e na Espanha, mas também há lojas em países, como Holanda, Irlanda, Romênia e Polônia.

 

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