COMBUSTÍVEIS

Álcool ou gasolina? Saiba qual é o mais vantajoso para seu bolso

Segundo último relatório emitido pela ANP, está mais vantajoso abastecer com etanol do que com gasolina nos postos do Distrito Federal

Especialista ensina uma conta simples para verificar qual combustível é o melhor para abastecer o veículo -  (crédito: engin akyurt/Unsplash)
Especialista ensina uma conta simples para verificar qual combustível é o melhor para abastecer o veículo - (crédito: engin akyurt/Unsplash)
postado em 14/02/2024 11:28 / atualizado em 14/02/2024 11:28

Álcool ou gasolina? A resposta para essa pergunta demanda reflexão sobre como unir questões como uma boa utilidade do combustível pelo motor do veículo com um bom preço. No quesito valor, se o consumidor utilizar a média dos preços praticados nos postos de combustíveis em todo o Brasil, o do álcool estará, nesta semana, mais em conta do que o da gasolina.

Isso não significa, no entanto, que abastecer o tanque do veículo com etanol é um bom negócio. De acordo com Paulo Tavares, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), o rendimento da combustão do álcool é menor do que o da gasolina. Por isso, conta o sindicalista, é preciso fazer uma conta entre os dois preços para decidir qual o melhor custo-benefício.

"O etanol precisar ter um preço equivalente a 70% da gasolina ou menos para que seja mais barato abastecer com ele", afirmou Paulo. A conta é simples: basta dividir o valor do etanol pelo preço de venda da gasolina. "Se o resultado dessa divisão for um valor menor ou igual a 0,7 (70%) significa que é vantagem abastecer o veículo com o etanol", explicou.  

Como está em Brasília?

Na capital federal, em média, está mais vantajoso abastecer com o etanol do que com a gasolina. De acordo com o último relatório emitido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), os preços médios dos dois combustíveis praticados entre os dias 4/2 e 10/2 são: álcool (R$ 3,53) e gasolina comum (R$ 5,85).

Com base nesses valores, é possível dividir 3,53 por 5,85 e chegar ao valor de 0,603 que, em porcentagem, fica 60,3%. Neste caso, o valor está abaixo de 70% e, portanto, mostra uma situação em que é mais vantajoso abastecer o tanque do veículo com etanol.  

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação