PETRÓLEO

Opep mantém previsão de crescimento da demanda do petróleo para 2024

O mundo deverá consumir em média 104,4 milhões de barris por dia de petróleo este ano e 106,2 milhões em 2025

Navio-sonda da Petrobras enviado para retomar perfuração de poços de petróleo na Bacia Potiguar, na Margem Equatorial brasileira -  (crédito:  Cezar Fernandes)
Navio-sonda da Petrobras enviado para retomar perfuração de poços de petróleo na Bacia Potiguar, na Margem Equatorial brasileira - (crédito: Cezar Fernandes)
postado em 14/02/2024 14:27

A demanda global de petróleo deve crescer em 2024, impulsionada principalmente pela China e pelas necessidades de transporte, estima a Opep no seu relatório mensal publicado nesta terça-feira (13/2).

O mundo deverá consumir em média 104,4 milhões de barris por dia (mbd) de petróleo este ano e 106,2 milhões em 2025, depois de 102,1 mbd em 2023, segundo estimativas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, idênticas ao seu relatório de janeiro. 

A organização revisou ligeiramente em alta a sua previsão da demanda para 2024 nos Estados Unidos, em um contexto de melhora da economia, compensando uma ligeira queda esperada na Europa. 

"Isso reflete o crescimento econômico robusto esperado para este ano", diz o relatório. 

"A manutenção da atividade econômica robusta na China, a recuperação global do tráfego aéreo e as necessidades de matérias-primas da indústria petroquímica serão elementos-chave para o crescimento da demanda do petróleo em 2024", afirma a Opep.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br