FINANÇAS PESSOAIS

Foco na educação financeira é importante para não ficar sem grana

Educação financeira passa a ser obrigatória na rede pública de São Paulo e deve chegar às escolas de todo o país em breve. Especialistas aprovam a medida: aprendizado na infância reduz o endividamento crônico

 A educação financeira serve ajudar a diminuir o endividamento das famílias brasileiras -  (crédito: Lucas Pacífico)
A educação financeira serve ajudar a diminuir o endividamento das famílias brasileiras - (crédito: Lucas Pacífico)
postado em 18/03/2024 05:26

O ano letivo começou nas escolas da rede estadual de São Paulo com algumas novidades na grade curricular, entre elas, a inclusão do ensino de educação financeira. A obrigatoriedade passa a valer para os anos finais do ensino fundamental 2 (6° a 9° ano) e das três séries do ensino médio. A medida faz parte da reformulação do ensino médio promovido pela Secretaria de Educação (Seduc-SP) para 2024 e de uma ação nacional do Ministério da Educação (MEC), que deve chegar às escolas de todo o país em breve.

Para a educadora financeira Aline Soaper, o aprendizado financeiro ainda na infância é uma ferramenta de transformação que minimiza o problema crônico de endividamento dos brasileiros. "As crianças e os adolescentes precisam ser preparados para lidar com os desafios da vida, e a administração do próprio dinheiro é o primeiro deles. Um adulto despreparado para lidar com os seus recursos sofre por anos com escolhas erradas, endividamento, ansiedade e até problemas relacionados à vida profissional e relacionamentos", explicou.

Aline Soape ressalta que as escolas precisam incluir uma educação financeira contextualizada. "Ou seja, que não seja um ensino apenas teórico, mas prático também. É necessário oferecer também recursos para que elas cresçam preparadas para enfrentar o desafio de gerar e gerir o próprio dinheiro", diz.

A nova medida na grade escolar segue a mesma linhas de ação do Banco Central, que acabou de determinar que as instituições financeiras promovam ações de educação financeira a seus clientes, em 2024. O objetivo é conscientizar sobre a importância da melhora da saúde financeira de toda a população.

"A iniciativa é importante para que a sociedade tenha acesso a esse conhecimento, mas é preciso lembrar que o banco vende produtos financeiros, por isso, o viés será sempre de uma promoção que incentiva a compra de produtos desse banco. Os consumidores podem se beneficiar de tais conteúdos, mas não podem terceirizar suas escolhas", aponta a educadora financeira. Segundo Aline, é preciso que busquem conhecimento também em canais independentes para ter diferentes perspectivas sobre o assunto antes de tomar uma decisão que reflete em todas as áreas da vida.

Nome sujo

As duas normas fazem parte de uma série de decisões do governo para diminuir o endividamento das famílias brasileiras. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostraram que o país tinha 66,57 milhões de consumidores inadimplentes em novembro, uma alta de 3,55% em comparação com 2022. O crescimento foi de 0,54% em relação a outubro de 2023.

Entre os brasileiros adultos, 40,65% estavam negativados no 11º mês de 2023. Entre o recorte por gênero, as dívidas avançaram entre o público feminino, sendo 51,13% mulheres contra 48,87% homens. Ainda segundo o levantamento, o número de devedores com participação mais expressiva em novembro está na faixa etária de 30 a 39 anos (23,75%). São 16,54 milhões de pessoas registradas em cadastro de devedores nesta faixa, ou seja, quase metade (48,54%) dos brasileiros desse grupo etário estão negativados.

A especialista em educação financeira Marcela Gaiato Martins, diretora da Recovery, pontuou que um dos motivos mais comuns de endividamento da população brasileira é a falta de educação financeira. "Hoje, muito se fala em educação financeira, que nada mais é do que aprender a lidar com o dinheiro de maneira equilibrada, pensando nos compromissos que temos e nas coisas que queremos construir ao longo da vida", explica.

"A educação financeira envolve o conhecimento sobre como gerir o dinheiro de forma eficaz e como tomar decisões financeiras alinhadas aos nossos objetivos no dia a dia. Esse é o caminho para quitar dívidas, planejar conquistas, formar uma reserva financeira que nos proteja de imprevistos e, aos poucos, ir criando um patrimônio", afirma Martins.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação