Varejo

Pela primeira vez no ano, confiança do consumidor melhora em março

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve alta de 1,6 ponto no mês, chegando a 91,3 pontos, após duas quedas seguidas

Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelada às limitações financeiras das famílias, aponta FGV -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelada às limitações financeiras das famílias, aponta FGV - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
postado em 22/03/2024 11:10 / atualizado em 22/03/2024 11:14

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) aumentou em março pela primeira vez no ano. É o que mostram os dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta sexta-feira (22/3). O ICC teve uma alta de 1,6 ponto no mês, chegando a 91,3 pontos, após duas quedas seguidas.

Segundo a economista do FGV Ibre, Anna Carolina Gouveia, a alta da confiança dos consumidores foi motivada pela melhora de todos os quesitos que compõem o indicador. “Com exceção ao de intenção de compra de bens duráveis, que recuou fortemente no mês. Esse é o primeiro resultado positivo do ano, elevando o indicador de um nível pessimista para moderadamente pessimista, acima dos 90 pontos”, ressaltou.

Já o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,1 pontos, para 80,7 pontos, segunda alta consecutiva, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,2 ponto, para 99,1 pontos. “Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelada às limitações financeiras das famílias, como sugere a manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos”, completou Anna.

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