SOBRETAXA

Alckmin celebra fim de "tarifaço" e negocia com EUA fim de sanções a ministros

"Nós estávamos com 36% (de produtos sobretaxados). Hoje nós temos (ainda sob tarifas) 22% da exportação brasileiras aos Estados Unidos", afirmou o presidente em exercício

Geraldo Alckmin assumiu a cadeira de presidente da República em substituição temporária a Lula, que viajou à África do Sul -  (crédito: Lula Marques/Agência Brasil)
Geraldo Alckmin assumiu a cadeira de presidente da República em substituição temporária a Lula, que viajou à África do Sul - (crédito: Lula Marques/Agência Brasil)

Um dia após os Estados Unidos anunciarem o fim das sobretaxas de 40% a produtos brasileiros, o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) classificou o comunicado dos EUA como "maior avanço das negociações" entre os dois países.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Ao todo, "238 produtos saíram do tarifaço. Café, cacau, frutas, açaí, manga, raízes, tubérculos, fertilizantes, foi um conjunto de produtos. Nós estávamos com 36% (de produtos sobretaxados). Hoje nós temos (ainda sob tarifas) 22% da exportação brasileiras aos Estados Unidos", afirmou Alckmin, nesta sexta-feira (21/11), em coletiva à imprensa realizada no Palácio do Planalto.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Geraldo Alckmin assumiu a cadeira de presidente da República em substituição temporária a Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou à África do Sul, onde participará de reuniões do G20, neste fim de semana. Alckmin, além de celebrar a retirada do tarifaço a alguns produtos brasileiros, disse que o Brasil e os Estados Unidos negociam a ampliação dos produtos isentos da sobretaxa e a retirada de sanções econômicas a ministros de Estado e magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF). 

"Lula, quando conversou com Trump, fez dois pleitos: a redução tarifária, colocando nossos argumentos porque os EUA tem superavit comercial, e também colocou a questão da Lei Magnitsky em relação aos ministros afetados", completou Alckmin.

Embora a retirada do tarifaço abranja produtos como carne bovina e diversas frutas, o comunicado do governo norte-americano deixou de fora alguns itens. Um deles é a manutenção da sobretaxa de 50% à importação de uvas brasileiras pelos EUA. Nessa lista de exceções, há também pescados e calçados.

Quanto à aplicação da Lei Magnitsky a ministros brasileiros, o magistrado Alexandre de Moraes e o último nome indicado por Lula ao Supremo, o advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, tiveram seus vistos para os Estados Unidos cassados, além de sofrerem sanções econômicas como bloqueios de uso de cartões de crédito com bandeira norte-americana. 

Na conversa com jornalistas, Alckmin também ponderou que, embora não haja definição de uma data para o encontro entre líderes do Brasil e dos Estados Unidos, Lula convidou o presidente dos EUA, Donald Trump, para vir ao Brasil. "Ele (Lula) também se colocou à disposição para ir a Washington (capital norte-americana)", acrescentou Alckmin.

  • Google Discover Icon
postado em 21/11/2025 17:08 / atualizado em 21/11/2025 17:25
x