Ginástica Artística

Por saúde mental, Simone Biles desiste da final individual em Tóquio

Após se retirar da final por equipes da ginástica artística, a principal estrela dos Estados Unidos desiste de outra final da modalidade. Decisão levanta discussão sobre saúde mental de atletas de alto rendimento

Maria Eduarda Cardim
postado em 28/07/2021 08:32 / atualizado em 28/07/2021 15:42
 (crédito: Loic Venance/AFP)
(crédito: Loic Venance/AFP)

Depois de desistir de participar da final por equipes da ginástica artística ao errar um salto, a principal atleta da modalidade dos Estados Unidos, Simone Biles, comunicou nesta quarta-feira (28/7) que também desistiu de participar da final individual geral da ginástica. A norte-americana voltou a alegar que priorizaria sua saúde mental. Decisão da ginasta cotada como favorita para ganhar cinco medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, acende alerta sobre a saúde mental dos atletas de alto rendimento.

"Após uma avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral final. Apoiamos de todo o coração a decisão da Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos", revelou o comunicado da federação de ginástica dos Estados Unidos. 

Desde o início da competição, Biles tem demonstrado que a pressão da competição mundial a tem incomodado. Após a fase classificatória da ginástica — na qual apresentou erros atípicos e desempenho abaixo do padrão habitual —, a ginasta publicou nas redes sociais que "sente o peso do mundo nos ombros". "Eu sei que eu me esforço e faço parecer que a pressão não me afeta, mas, às vezes, é difícil", escreveu, indicando que nem tudo estava bem. 

A confirmação do cenário preocupante foi confirmada em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (27/7), depois da desistência da participação na final por equipes. Nela, Biles desabafou sobre sua saúde mental. "Assim que eu piso no tatame, sou só eu e a minha cabeça, lidando com demônios. Tenho de fazer o que é certo para mim e me concentrar na minha saúde mental e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar”, explicou a norte-americana. 

A retirada de Biles da final individual geral da ginástica artística faz com que a brasileira Rebeca Andrade chegue com a maior nota na competição por uma medalha. Rebeca ficou em segundo lugar, atrás apenas de Biles, e foi elogiada pela performance nas qualificatórias. No lugar de Biles, competirá a colega de equipe Jade Carey, que ficou com a nona pontuação mais alta nas qualificatórias. A final individual geral feminina da ginástica artística será disputada nesta quinta-feira (29/7), às 7h50 (horário de Brasília).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação