Olimpíadas

Simone Biles disputará todas as finais da ginástica, apesar de erros incomuns

Visivelmente nervosa, Biles foi eficiente em seus objetivos, apesar dos sinais de hesitação pouco habituais nela

Agência France-Presse
postado em 25/07/2021 22:12
 (crédito: Antonin THUILLIER / AFP)
(crédito: Antonin THUILLIER / AFP)

A superestrela da ginástica, a americana Simone Biles, se classificou neste domingo (25) para as seis finais em disputa nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, e liderou o concurso geral, apesar de ter cometido vários erros incomuns, entre eles pisar fora da área de competição.

Todo mundo esperava a entrada na competição daquela que é considerada a melhor ginasta de todos os tempos.

Como Biles começaria os Jogos que podem exaltá-la como lenda olímpica? Visivelmente nervosa, Biles foi eficiente em seus objetivos, apesar dos sinais de hesitação pouco habituais nela.

A atleta, que tem cinco medalhas olímpicas (quatro ouros e um bronze, todas nos Jogos do Rio-2016) e 19 títulos mundiais, pode sonhar em Tóquio-2020 com seis ouros, o que lhe permitiria superar o recorde na ginástica da soviética Larissa Latynina, com nove títulos olímpicos.

A estrela de Ohio disputará o ouro na competição por equipes na terça-feira, no individual geral na quinta e em quatro modalidades (salto, solo, trave, barras assimétricas) de 1 a 3 de agosto.

A americana conseguiu com dificuldade sua classificação nas barras assimétricas, aparelho que nunca foi seu forte, terminando na oitava e última colocação.

Biles, de 24 anos, terminou em segundo lugar no solo, ao pisar fora da área de competição, o que repetiu no salto, mas neste aparelho a falta não a impediu de terminar em primeiro lugar.

No solo, onde a americana tem o costume de dominar, quem terminou com a melhor pontuação foi a italiana Vanessa Ferrari (30 anos).

Tom Foster, um dos encarregados da equipe americana, justificou as faltas pelo "nervosismo".

Nas barras assimétricas, a também americana Sunisa Lee terminou na liderança com 15,200 pontos e em segundo lugar do concurso geral, atrás de Biles.

A equipe americana, detentora do título, se classificou, mas a equipe do Comitê Olímpico Russo a superou neste dia por um ponto (170,562 contra 171,629). As chinesas ficaram em terceiro (166,863).

- Despedida de Chusovitina -
Outro momento de destaque neste domingo na ginástica artística dos Jogos de Tóquio foi que a veterana da competição, a uzbeque Oksana Chusovitina, de 46 anos, não conseguiu se classificar para a final do salto, embora tenha sido ovacionada ao se despedir em sua oitava Olimpíada.

Com a falta de público, as outras ginastas e treinadores formaram um corredor de honra para homenagear a ginasta com mais idade da história olímpica, que disputou seus primeiros jogos em Barcelona-1992.

"Chorei de alegria. Tanta gente tem me apoiado por tanto tempo. Estou muito agradecida", declarou a atleta, que no começo representou a equipe unificada das antigas repúblicas soviéticas, logo após o fim da URSS.

No fim do dia, as ginastas alemãs também chamaram atenção ao competir de macacão, ao invés do habitual maiô justo, para se sentir mais confortáveis e evitar olhares indesejados, como já tinham feito no campeonato europeu de Basileia (Suíça), em abril.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação