Com os portões ainda fechados para o público, a Arena BRB Nilson Nelson será palco do confronto entre o BRB/Brasília Basquete e o Corinthians, válido pela 18ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB), nesta terça-feira (8/3), às 20h. A nove partidas do término da temporada regular, a equipe anfitriã amarga a lanterna, sem dar sinal de reação. O Timão, também em baixa no campeonato, vem de duas derrotas consecutivas. Ocupa a 14ª colocação, duas atrás do necessário para se classificar aos playoffs.
Ambas as equipes acumulam derrotas na competição. Brasília tem o pior aproveitamento da liga, 17.4%, isto é, apenas 4 vitórias em 23 partidas disputadas. O time da capital se mostrou mais forte jogando em casa. Venceu três das quatro vezes como anfitrião da disputa. Em comparação, a equipe paulista ganhou o dobro de partidas, mas também apresenta aproveitamento negativo, 34.8%, com oito triunfos e 15 derrotas, sendo nove destas, fora de casa.
O Brasília, comandado pelo técnico Régis Marrelli, chega descansado para o confronto. A última partida, contra o Mogi, foi em 19 de fevereiro, há mais de duas semanas, no Ginásio Professor Hugo Ramos. O placar foi 83 x 72 na ocasião, vitória do time de Mogi das Cruzes. Desde então, a equipe candanga treina para essa reta final do NBB na esperança de emendar uma sequência de vitórias e não terminar a segunda temporada consecutiva na última colocação.
O Corinthians, sob o comando do técnico Leonardo Alves, entra em quadra com ritmo de jogo, após jogar e perder no domingo (6/3), para o Cerrado Basquete, rival regional do Brasília, por 86 x 80, no Ginásio da ASCEB. Agora, os paulistas buscam sair da capital com ao menos uma vitória para assim subir na tabela e entrar novamente na zona de classificação aos playoffs.
Retrospectiva
No primeiro confronto entre as equipes nesta temporada, no início de dezembro, o Corinthians foi o anfitrião da partida e venceu o Brasília por nove pontos de diferença, 73 x 64. O time brasiliense liderou o marcador em três dos quatro quartos da partida, porém sofreu um apagão na terceira parcial. O Timão marcou 25 pontos e disparou na liderança, em comparação aos nove pontos do Brasília no quarto.
Na partida, o ala estadunidense Kyle Fuller e o pivô Lucas Siewert foram os destaques do Corinthians, anotando 22 pontos e 17 pontos e cinco rebotes, respectivamente. Por parte do Brasília, apenas dois jogadores da equipe marcaram mais de 10 pontos. entre eles, o ala-pivô Gemerson foi a estrela da ocasião, com 23 pontos e sete rebotes.
No confronto direto com o Corinthians, da temporada 2018/2019 para cá, a equipe brasiliense venceu apenas três das nove partidas contra o Timão, sendo a última em 2019, por 85 x 73. Desde então, a hegemonia corintiana vem se concretizando nos últimos três duelos contra o Brasília, com os placares de 85 x 71, 96 x 70 e, ainda nesta temporada, 73 x 64.
As duas equipes estão sob pressão. O BRB/Brasília Basquete quer romper a invencibilidade dos paulistas em confrontos diretos, e, principalmente, sair da lanterna do campeonato, a qual amargou no campeonato passado. O último lugar se repete nesta. O Corinthians, considerado o favorito para a partida, precisa da vitória para voltar à zona de classificação aos playoffs.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.