Tênis

Nadal supera dores, vence Fritz após 4 horas e pega Kyrgios em Wimbledon

O adversário de Nadal na próxima fase será Nick Kyrgios, que passou das quartas de final ao eliminar o chileno Cristian Garín

Agência Estado
postado em 06/07/2022 17:09
 (crédito:  SEBASTIEN BOZON/AFP)
(crédito: SEBASTIEN BOZON/AFP)

Um dos únicos três tenistas que venceu Rafael Nadal nesta temporada, Taylor Fritz não conseguiu repetir a dose nesta quarta-feira, nas quartas de final de Wimbledon. O americano de 24 anos deu muito trabalho para a lenda espanhola, mas foi derrotado por 3 sets a 2, após parciais de 3/6, 7/5, 3/6, 7/5 e 7/6 (10/4), em um duelo de 4h20, durante as quais Nadal precisou lidar com dores abdominais, entre outros problemas físicos, e mostrou mais uma vez a sua grande capacidade de manter o foco apesar das adversidades.

"Eu gosto muito de jogar esse tipo de partida. Agradeço a todos vocês", disse o tenista de 36 anos ainda na grama. "Para mim não foi nada fácil, é incrível alcançar as semifinais. Meu abdômen não estava indo bem, tive que achar um jeito? Eu cheguei a pensar que não conseguiria terminar a partida, mas a energia, a atmosfera deste lugar, isso me fez continuar e me levou à vitória", completou.

O adversário de Nadal na próxima fase será Nick Kyrgios, que passou das quartas de final ao eliminar o chileno Cristian Garín. Contra o australiano, o espanhol, atual número 4 do mundo, dará sequência à sua missão de conquistar os quatro majors da temporada. Neste ano, Nadal já foi campeão do Aberto da Austrália e de sua querida Roland Garros. Caso vença em Londres, restará apenas o Aberto dos Estados Unidos.

A excelente fase do veterano foi atrapalhada por apenas três derrotas. Ele perdeu para o canadense Denis Shapovalov na terceira fase do Masters 1000 de Roma e para o compatriota Carlos Alcaraz nas quartas do Masters 1000 de Madri. O outro algoz foi justamente Taylor Fritz, que venceu Nadal na final de Indian Wells, naquela que foi a primeira derrota do espanhol na temporada.

Nadal e Fritz protagonizaram um duelo equilibradíssimo durante os seis primeiros games desta quarta, tanto que cada um venceu três. Fritz, que só havia ficado atrás no placar desde o começo, ficou em vantagem pela primeira vez ao confirmar o serviço para vencer o sétimo game. Na sequência, quebrou pela segunda vez seguida o serviço do espanhol antes de fechar a parcial em 6 a 3, no saque.

O segundo set começou com domínio de Nadal, vencedor dos três games iniciais. O americano respondeu bem e alcançou o empate por 3 a 3, mas logo o adversário voltou a liderar. Então, o jogo precisou ser paralisado porque Nadal estava sentindo dores, aparentemente na região do abdômen, e precisou ser atendido. Sem maiores problemas, ele voltou para a grama e venceu a parcial.

Nadal começou bem o terceiro set, confirmando o serviço, mas Fritz também confirmou o seu, com tranquilidade, antes de impor uma quebra ao bicampeão e se colocar em vantagem de 2 a 1. A partir daí, manteve-se à frente e fechou em 6/3. Já a quarta parcial teve um início de três quebras, duas sofridas por Fritz e uma por Nadal, que conseguiu confirmar o serviço no quarto game para abrir diferença de dois no marcador.

O espanhol sofreu uma quebra mais tarde, permitindo o empate por 4 a 4, mas também quebrou o saque adversário três games depois. No fim das contas, fez 5/7 para levar a decisão ao quinto e último set. Tão equilibrada quanto as outras, a parcial final levou o jogo a completar 4 horas e precisou ser decidida no tie-break após empate por 6 a 6.

Os minutos finais apresentaram um Nadal avassalador, que abriu 5 a 0 enquanto via o americano de 24 anos se entregar um pouco à pressão. Fritz deu alguns sinais de reação, mas conseguiu marcar apenas três pontos e sucumbiu diante da grandeza de Rafael Nadal.

KYRGIOS AVANÇA EM MEIO A ACUSAÇÃO

Adversário de Nadal na quinta-feira, o australiano Nick Kyrgios alcançou sua primeira semifinal em um Grand Slam com uma segura vitória por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/3 e 7/6 (7/5), sobre o chileno Cristian Garín. Ele é o primeiro tenista da Austrália a alcançar uma semi de major desde que Lleyton Hewitt passou das quartas de final do US Open e de Wimbledon, em 2005.

Apesar de estar vivendo um de seus melhores momentos em quadra, Kyrgios teve o desempenho esportivo ofuscado nesta semana. Isso porque sua ex-namorada, a modelo Chiara Passari, o acusou de agressão. A denúncia foi feita em dezembro do ano passado, mas tornou-se pública apenas na última terça-feira, quando o Tribunal do Território da Capital Australiana convocou o tenista para uma audiência marcada para o dia 2 de agosto. Kyrgios não se pronunciou sobre o caso, mas seu advogado, Jason Moffett, disse que ele "está levando a acusação muito a sério".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.