Basquete

Com representação brasiliense, finais da LBF começam neste sábado (13)

Encarando a terceira final frente a frente, Sampaio Basquete e Vera Cruz Basquete começam amanhã as finais da Liga de Basquete Feminino

Paulo Martins*
postado em 12/08/2022 13:32
 (crédito: João Marcos/Sampaio Basquete)
(crédito: João Marcos/Sampaio Basquete)

Começam neste sábado (13/8) as finais da Liga de Basquete Feminino (LBF): Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas abrem a série em São Luís do Maranhão em clima de tira-teima pela hegemonia da bola laranja na categoria nacional. Mesmo sendo uma final entre maranhenses e paulistas, o Distrito Federal tem sua parte nesta decisão.

A mineira Letícia "Let" Lopes entrará em quadra para tentar o tricampeonato para o Sampaio. Criada em Brasília desde os 7 anos de idade, a ala-armadora iniciou carreira no Clube Vizinhança. Logo foi convocada para a Seleção Brasiliense Sub-15 e chegou ao Cerrado Basquete, clube pelo qual disputou o Campeonato Brasileiro Sub-23 e chamou a atenção do técnico Rodrigo Galego, ao ser o destaque da equipe.

O comandante da equipe maranhense também tem muito a ver com a capital federal: criado na cidade, começou seu trabalho à beira das quadras em 1999, passando por todas as categorias do basquete candango. A partir de Brasília, foi técnico em Santa Catarina dos times masculinos do Joaçaba e do Blumenau, passou por diversas bases (incluindo o profissional) do Flamengo, até chegar ao comando do Sampaio feminino.

Galego tem uma ausência a lamentar: a ala-pivô Giovanna Carey não poderá jogar as finais devido a uma lesão no joelho. Carey também é cria do Vizinhança (onde disputou a LBF 2014/2015). Ela jogou em campeonatos universitários pelo CEUB, comandada pelo técnico atual, e atuou no basquete universitário dos Estados Unidos. Em 2020, foi campeã no Campeonato Paulista pelo Vera Cruz Campinas e no ano seguinte participou do Campeonato Brasileiro Sub-23 pelo Cerrado, até ser novamente recrutada por Galego.

O Sampaio abre a série com os dois primeiros jogos em São Luís, a fim de ter vantagem e buscar o tricampeonato. O Vera Cruz, que tenta o bi, mudou de sede para receber o terceiro jogo no interior paulista: antes mandando jogos na Arena Concórdia, a equipe campineira jogará diante de sua torcida no Ginásio do Tênis Clube de Campinas.

As duas equipes terão a terceira final direta na história: em 2018, as paulistas bateram o Sampaio e em 2019 o título ficou no Maranhão. Uma das duas equipes voltará a ser campeã, herdando o título do Ituano, que levou o bicampeonato seguido em 2020 e 2021.


Serviço: Finais da LBF 2022

Sampaio Basquete X Vera Cruz Campinas

Jogo 1: Amanhã (13/8), às 11h, no Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA.
Entrada: 1 kg de alimento não-perecível.
Transmissão: TV Cultura e SporTV

Jogo 2: Segunda-feira (15/8), às 18h45, no Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA.
Entrada: 1 kg de alimento não-perecível.
Transmissão: SporTV

Jogo 3: Sábado 20/8, às 11h, no Ginásio do Tênis Clube, Campinas/SP.


Entrada: gratuita.
Transmissão: TV Cultura e Sportv

Jogo 4 (se necessário): Segunda-feira (22/8), às 18h45, no Ginásio do Tênis Clube, Campinas/SP.
Entrada: gratuita.
Transmissão: TV Cultura e SporTV

Jogo 5 (se necessário): Sábado (27/8), às 10h30, no Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA.
Entrada: 1 kg de alimento não-perecível.
Transmissão: TV Cultura e SporTV

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação