Lenda viva

Serena Williams dá adeus às quadras com 'lágrimas de alegria'

Aos 40 anos, Serena Williams dá adeus às quadras de tênis. A maior de todos os tempos parou na terceira rodada do US Open após perder por 2 sets a 1 para Ajla Tomljanovic

Rafaela Martins
João Gabriel Freitas*
postado em 03/09/2022 00:16 / atualizado em 03/09/2022 00:36
Serena encerra sua carreira com a incrível marca de 23 troféus de Grand Slam, um recorde na Era Aberta do tênis. -  (crédito: COREY SIPKIN / AFP)
Serena encerra sua carreira com a incrível marca de 23 troféus de Grand Slam, um recorde na Era Aberta do tênis. - (crédito: COREY SIPKIN / AFP)

O mundo do tênis se despede, ao menos nas quadras, da sua maior estrela. Serena Williams, considerada por muitos como a maior de todos os tempos, enfrentou uma batalha de mais de 3 horas contra Ajla Tomljanovic nesta sexta-feira (2/9), mas não resistiu. Na terceira rodada do US Open, Serena perdeu o jogo por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7 e 6/1. Apesar do resultado, a esportista não poupou as lágrimas e emoção.

Aos 40 anos, a atleta se despede do Arthur Ashe Stadium — quadra central do US Open — onde teve a oportunidade de levantar seis taças. Serena não representa apenas um exemplo de sucesso, mas um grande ser humano que conseguiu fazer das quadras a tela de pintura para expor sua arte, a arte de vencer.

Serena encerra sua carreira com a incrível marca de 23 troféus de Grand Slam, um recorde na Era Aberta do tênis, iniciada em 1968. Acima dela está apenas a australiana Margaret Court, que conquistou quase todos os seus 24 troféus antes da profissionalização do esporte. Somando troféus em duplas femininas, 14, e duplas mistas, 2, ela ostenta impressionantes 39 títulos nos quatro maiores torneios do mundo.

Em Grand Slams, levando em conta somente os jogos de simples, ela é a segunda com o maior número de finais 33, uma a menos que Chris Evert, é a terceira em participação em semifinais, com 40, e a recordista em quartas de final empatada com Evert, 54. Serena é a recordista de títulos no Australia Open, a segunda em Wimbledon e em New York.

Outro aspecto interessante sobre a carreira de Serena Williams diz respeito a sua longevidade. Seu primeiro título de Major foi em Roland Garros em 1999, com 17 anos, já em 2017, ela se tornou a tenista mais velha a ganhar um Grand Slam. Aos 35 anos e quatro meses, a americana estava grávida de dois meses de sua primeira filha quando levantou o troféu do Aberto da Austrália. Esse recorde já era seu desde 2015, quando foi campeã de Roland Garros aos 33.

  • 02/09/2022 Crédito: AL BELLO/AFP. Serena Williams of the United States reacts in the third set against Ajla Tomlijanovic of Australia during their Women's Singles Third Round match on Day Five of the 2022 US Open at USTA Billie Jean King National Tennis Center on September 02, 2022 in the Flushing neighborhood of the Queens borough of New York City. AL BELLO/AFP
  • Serena Williams colocou um ponto final à lendária carreira, ontem, em uma partida na qual lutou até o fim contra a australiana Ajla Tomljanovic, mas não conseguiu evitar a eliminação na terceira rodada do US Open, por 2 sets 1: 7/5, 6/7 (4/7) e 6/1. AL BELLO/AFP
  • 02/09/2022 Crédito: AL BELLO/AFP. Serena Williams of the United States reacts in the third set against Ajla Tomlijanovic of Australia during their Women's Singles Third Round match on Day Five of the 2022 US Open at USTA Billie Jean King National Tennis Center on September 02, 2022 in the Flushing neighborhood of the Queens borough of New York City. AL BELLO/AFP
  • Aos 40 anos, a melhor tenista da história emocionou a plateia na despedida AL BELLO/AFP

Em 2013, Serena acumulou mais dois recordes: a dona da maior premiação da história, conta que se aproxima atualmente de US$ 95 milhões de dólares, cerca de R$ 484 milhões e a atleta mais velha a ocupar a liderança do ranking da WTA.

Inspiração


No entanto, grandes ídolos não se constroem apenas com grandes números, mas também com representatividade e para Serena não foi diferente. Uma garota pobre que, ao lado da irmã Venus Williams e com apoio do pai, lutou contra barreiras sociais e atingiu o topo.

Serena é sem dúvidas o grande nome na história do tênis feminino, até porque nunca se omitiu de sua responsabilidade com a sociedade. Em um esporte amplamente dominado por brancos, ela foi uma das pioneiras na luta contra o racismo, encabeçando uma série de campanhas ao redor do planeta para incentivar jovens negras a praticar tênis. Além de ter sido a primeira tenista negra a vencer um Grand Slam desde as conquistas da compatriota Althea Gibson, nos anos 50.

Anos atrás, quando perguntada a respeito da sua origem humilde e como isso influenciou sua carreira, Serena respondeu: “Não importa qual é o seu passado nem a sua origem. Se você tem sonhos e objetivos, isso é tudo que importa. Ao crescer, eu não era a mais rica, mas tinha uma família rica em espírito. Eu tenho sorte, pois qualquer que seja o medo que eu tenha dentro de mim, meu desejo de vencer é sempre mais forte. Não tenho tempo para me abater. Tenho torneios para vencer e pessoas para inspirar. É para isso que estou aqui”.

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.