Liga das Nações

Liga das Nações: Espanha vai às semis no último dia da fase de grupos

Partidas decisivas tiveram emoção até o fim, com classificação apertada dos espanhóis contra Portugal e rebaixamento inesperado da Suécia à Liga C

Paulo Martins*
postado em 27/09/2022 18:30 / atualizado em 27/09/2022 18:32
Além de quebrar uma sequência de quatro empates no confronto direto, a Espanha do atacante Álvaro Morata (foto) bateu Portugal como visitante pela primeira vez desde 2004 -  (crédito:  AFP)
Além de quebrar uma sequência de quatro empates no confronto direto, a Espanha do atacante Álvaro Morata (foto) bateu Portugal como visitante pela primeira vez desde 2004 - (crédito: AFP)

A rodada final da fase de grupos da Liga das Nações da Europa foi decidida na tarde brasileira desta terça-feira (27/9), dando sequência aos jogos que abriram o certame no começo da semana. Na divisão de elite do torneio da Uefa, foram confirmados os classificados aos playoffs, que serão disputados no ano que vem, em sede única na Holanda.

Na província do Minho, perto da fronteira com a Galícia, Portugal e Espanha fizeram o clássico ibérico no Estádio Municipal de Braga, pelo Grupo 2 da Divisão A. Em jogo tenso desde o começo, os visitantes se atiravam mais, pois somente a vitória os levaria ao Final Four da competição.

No segundo tempo, o ímpeto dos portugueses não foi o mesmo da primeira etapa, com uma pressão maior da equipe espanhola. Aos 43 da parte final, Iñaki Williams desafogou a agonia da torcida minoritária no estádio português, fazendo a seleção hispânica passar para o mata-mata com o 1 x 0, rompendo um histórico de quatro empates seguidos no confronto, resultado que servia aos lusos.

No mesmo grupo, a Suíça recebeu a República Tcheca no Kybunpark, em Sankt Gallen, em luta contra o rebaixamento à Liga B. Os mandantes (rivais do Brasil na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo) marcaram dois gols-relâmpago aos 29 e aos 30 da primeira etapa, com Remo Freuler e Breel Embolo. Antes do intervalo, Patrick Schick descontou para os tchecos, fechando a conta em 2 x 1.

Lutando para subir à elite da Nations League, o adversário da seleção brasileira na estreia do Mundial do Catar foi a Oslo enfrentar a Noruega, pelo Grupo 4 da Liga B. A Sérvia abriu o marcador aos 41 da etapa inicial, com gol do artilheiro Dusan Vlahovic. Aos nove minutos do segundo tempo, Aleksandar Mitrovic ampliou e deu números finais ao jogo: 2 x 0.

Em Solna, na Grande Estocolmo, a Suécia ficou em empate por 1 x 1 contra a Eslovênia, no mesmo grupo dos sérvios. Os gols saíram no primeiro tempo: com 28 minutos, Benjamin Sesko abriu a fatura, com Emil Forsberg igualando aos 42. O resultado fez com que a seleção escandinava, que há quatro anos jogava o Mundial na Rússia, caísse à Liga C da próxima edição.


Confira os resultados da rodada final da Liga das Nações, nesta terça-feira (27):

Liga A

Portugal 0 x 1 Espanha
Suíça 2 x 1 República Tcheca


Liga B

Ucrânia 0 x 0 Escócia
Irlanda 3 x 2 Armênia
Noruega 0 x 2 Sérvia
Suécia 1 x 1 Eslovênia
Albânia 1 x 1 Islândia


Liga C

Grécia 3 x 1 Irlanda do Norte
Kosovo 5 x 1 Chipre

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação