Começa neste domingo (20/11) a Copa do Mundo do Catar. O espetáculo de quase um mês reunirá 32 seleções que buscam o sonho de conquistar a taça mais importante do futebol mundial e levá-la para casa. No entanto, no meio do caminho, algumas peças fundamentais das equipes acabaram se machucando e não farão parte dos esquadrões.
O Correio fez uma lista indicando os principais nomes que não vão marcar presença no Mundial devido às lesões, levando em consideração o papel que desempenhava no time e possibilidade de ter sido convocado — caso não estivessem lesionados. (Confira mais detalhes sobre as lesões que tiraram os jogadores da Copa após a galeria de fotos).
Marco Reus (Alemanha)
O "maestro" alemão sofre uma sina em período de disputa de grandes torneios. Fora da edição do Mundial no Brasil (2014), da Eurocopa de 2016 e 2020 e agora a Copa no Catar. A lesão mais recente foi no tornozelo, área sensível para uma recuperação rápida.
Timo Werner (Alemanha)
O centroavante do RB Leipzig e da Seleção Alemã ficará de fora da disputa da quinta estrela germânica pela mesma razão do companheiro de setor: lesão no tornozelo. O técnico Hansi Flick ficará sem o camisa 9 de ofício, mas terá à disposição outro nome com maior experiência: Thomas Müller.
Na temporada passada, com a camisa da Alemanha, em 13 jogos, Werner marcou cinco gols.
Giovani Lo Celso (Argentina)
A Argentina sofrerá com a perda de um dos jogadores mais promissores por causa de uma contusão. O meio-campista argentino Giovanni Lo Celso, jogador do Villarreal, da Espanha, sofreu uma lesão no músculo do bíceps femoral da perna direita no dia 8 de novembro.
Mesmo que fosse escolhido para integrar a lista de convocados pelo técnico Lionel Scaloni, Lo Celso não se recuperaria a tempo para disputar o Mundial no Catar, porque precisará passar por uma cirurgia.
Nico González (Argentina)
Além de Lo Celso, os "hermanos" também perderam uma importante referência no setor ofensivo. O ponta-esquerda Nico González, da Fiorentina, da Itália, sofreu uma lesão muscular durante o último amistoso preparatório para a Copa, contra a seleção dos Emirados Árabes, e não terá sequência no Mundial. Por mais que ficasse no banco de reservas, Nico seria mais uma opção ofensiva para Lionel Scaloni no decorrer da competição, que é de "tiro curto".
Guilherme Arana (Brasil)
Uma das opções para a lateral da Seleção Brasileira era tida como peça certa e precisa na lista dos 26 brasileiros que iriam ao Catar.
No começo de setembro, o jogador sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo e por isso não fez parte dos últimos amistosos do Brasil e não foi convocado para defender o país na Copa do Mundo do Catar.
Philippe Coutinho (Brasil)
Jogador de confiança do técnico Tite, Philippe Coutinho — mais conhecido apenas pelo sobrenome — passou por um período em que não foi convocado para amistosos da Seleção Brasileira, mas nunca deixou de ser peça-chave nos últimos anos. O atacante é o quarto jogador mais utilizado na Era Tite de 2016 para 2022, em que participou de 51 jogos.
Na véspera da convocação dos 26 jogadores brasileiros que batalharam pelo hexacampeonato no Catar, Coutinho sofreu uma lesão muscular na coxa direita, durante treinamento no Aston Villa, time britânico em que joga. A lesão, apesar de não ser grave, deixou o jogador fora da lista de relacionados de Tite porque o brasileiro não se recuperaria a tempo de jogar sua segunda Copa do Mundo.
Peça importante para Tite, a não convocação dele deu lugar ao meio-campista Éverton Ribeiro, destaque do Flamengo.
Mike Maignan (França)
Um dos grandes destaques responsável por defender a meta francesa, o também goleiro do Milan machucou a panturrilha e foi uma das várias baixas que o técnico Didier Deschamps teve que lidar nesse período convocatório.
Maignan seria reserva do titular e capitão da seleção Hugo Lloris, arqueiro do time inglês Tottenham.
N'Golo Kanté (França)
Defensor do meio-campo da atual campeã do mundo e do Chelsea, Kanté perderá a chance de ir em busca da terceira estrela francesa.
Peça de grande valor na armação de jogadas e no desarme de adversários da seleção francesa, o volante ficará, pelo menos, quatro meses afastado dos gramados em razão de uma lesão no tendão.
Paul Pogba (França)
Companheiro de posição de Kanté, Pogba tem um cenário mais preocupante. O volante quase não entrou em campo nesta temporada depois que saiu do Manchester United, da Inglaterra, e anunciar retorno à Juventus, da Itália. Uma lesão grave no joelho o retirou dos gramados.
A mudança de "ares" para a ex-equipe (Juventus) foi no intuito de se preparar para a Copa. No entanto, o desejo do craque não se concretizou.
Christopher Nkunku (França)
Diferentemente dos companheiros de seleção, o atacante francês se lesionou já na concentração com o grupo. Durante o treino, o atacante do RB Leipzig dividiu a bola com o volante Camavinga, do Real Madrid, e não seguirá com o restante da equipe para a disputa do Mundial.
Presnel Kimpembe (França)
Completando a lista de machucados da seleção francesa, o defensor e capitão do Paris-Saint Germain foi cortado da Copa do Mundo por conta de uma lesão no tendão de Aquiles. Recorrente nas listas de Deschamps e campeão com a França no último Mundial, o companheiro de equipe de Neymar não continuará na disputa pela terceira estrela.
Karim Benzema (França)
Entre as maiores perdas da França, Karim Benzema foi cortado da lista dos 26 atletas franceses para o mundial após exames indicarem uma ruptura na coxa esquerda do atacante. Ele vinha sofrendo com a lesão há algumas semanas e se lesionou outra vez durante o treino da França no sábado (19/11).
Karim, que foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada passada, aumenta a lista de craques e ídolos franceses que não poderão disputar a Copa do Catar por conta de uma lesão.
Georginio Wijnaldum (Holanda)
Com uma fratura na tíbia da perna direita, o volante holandês é uma peça importante que ficou de fora da lista convocatória do técnico Louis van Gaal.
Ex-PSG e Liverpool, o grande reforço da Roma para esta temporada também não poderá ajudar a defender sua seleção em busca da conquista inédita no Catar.
Reece James (Inglaterra)
Após sofrer uma lesão no joelho, o lateral do Chelsea e da seleção inglesa, Reece James, não se recuperou a tempo para ser um dos 26 convocados pelo técnico Gareth Southgate para disputar o Catar.
O jogador de 22 anos faria sua estreia nas Copas do Mundo e na data em que anunciou que perderia disse que estava "devastado" por não poder competir
Diogo Jota (Portugal)
Um dos principais atacantes de Portugal, Diogo Jota sofreu com uma lesão muscular grave durante o clássico inglês entre Liverpool e Manchester City e por isso não irá ao Catar para a Copa.
O jogador de 25 anos foi convocado por 29 vezes para competir por Portugal e convertou dez gols ao todo.
Sadio Mané (Senegal)
Ídolo dentro e fora do campo, o atacante senegalês Sadio Mané também não disputará a Copa do Catar. O jogador foi peça chave da classificação de Senegal para o Mundial ao converter o pênalti que deu ao time a vitória contra o Egito.
O jogador do Bayern de Munique chegou a ser convocado para a copa, no entanto, a lesão que sofreu na fíbula da perna direita foi mais grave do que os primeiros exames mostraram e por isso ele precisou ser cortado.
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori
Guia da Copa
Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Esportes Documentário "A camisa mais pesada do mundo" estreia neste domingo
- Política Lula desabafa com António Costa: "Nunca vi eleição com tanta mentira"
- Esportes Confira a foto oficial da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo
- Ensino superior Moraes vota contra prisão especial para quem tem curso superior
- Tecnologia Koo promete ser a nova rede social queridinha dos usuários do Twitter
- Política 'Bolsonaro trabalha 18 horas por dia', afirma ex-ministro Gilson Machado
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.