COPA DO MUNDO 2022

Em fase instável, Cristiano Ronaldo encontra alento em marca histórica

Em meio a fase instável nunca atravessada na carreira, Cristiano Ronaldo encontra alento em marca histórica. Com gol de ontem, se tornou o primeiro a marcar em cinco Copas

Danilo Queiroz
postado em 25/11/2022 06:00
 (crédito: Manan Vatsyayana/AFP)
(crédito: Manan Vatsyayana/AFP)

A trajetória de sucesso de Cristiano Ronaldo no futebol mundial é inegável. Multicampeão e artilheiro por onde passou, o atacante português é um craque inquestionável. Referência de seu país, se acostumou a chegar nas Copas do Mundo disputadas na carreira como a alta expectativa depositada em todo astro. Em litígio com o Manchester United, o gajo chegou à edição 2022 com um clima negativo nunca vivenciado por ele. Porém, bastou apenas um jogo para todos os questionamentos ficarem em segundo plano. Ontem, na vitória de Portugal sobre Gana, por 2 x 0, CR7 fez o que está acostumado: quebrou recorde.

Apenas de entrar no gramado do Estádio 974, em Doha, o português fez história. Entrou na seleta lista de oito nomes com cinco Mundias na carreira. Além dele, Antonio Carbajal, Lothar Matthäus, Gianluigi Buffon, Rafael Márquez, Lionel Messi, Guillermo Ochoa e Andrés Guardado têm tal feito no currículo. Porém, ao marcar o primeiro gol de Portugal na partida, Cristiano Ronaldo estabeleceu uma marca nunca alcançada por nenhum outro atleta: fez gols em todas as participações no principal torneio de seleções do mundo.

A incrível marca recoloca CR7 no patamar onde ele se acostumou na carreira. A saída conturbada do Manchester United, com direito a entrevista bombástica criticando o clube inglês e rescisão às vésperas da estreia na Copa do Mundo, apresentaram ao mundo um Cristiano Ronaldo sob um holofote esportivo negativo. Ídolo e maior artilheiro de seleções no mundo, com 118 gols em 192 partidas, o português iniciou o torneio questionado pela imprensa e em um clima aparentemente ruim.

O choro no gramado ao ouvir o hino de Portugal por uma quinta edição de Copa do Mundo soaram, além de emoção, um desabafo pelo inédito momento instável da carreira. Mas bastou a bola rolar para o astro se reencontrar com uma grande marca na carreira. O gol, em pênalti cobrado com extrema categoria, não apenas abriu o caminho para a importante vitória em busca da classificação para as oitavas de final. Foi mais um entre tantos históricos da máquina de quebrar recordes.

"Ser o primeiro jogador a marcar em cinco Mundiais é algo que me deixa muito orgulhoso. É um grande momento, minha quinta Copa do Mundo. Vencemos, começamos com o pé direito", vibrou, em entrevista na zona mista do Estádio 974. "É uma vitória muito importante. Sabemos que vencer a primeira partida é fundamental. O mais importante era a vitória do time", cravou o astro português.

Sem saber onde jogará quando a Copa do Mundo chegar ao fim, Cristiano Ronaldo demonstrou foco apenas nas ambições de Portugal na edição do Catar. Campeão da Eurocopa por seu país, em 2016, o capitão português tem como meta encerrar a história no pessoal na competição mundial com a taça de campeão. Por isso, fugiu de qualquer pergunta sobre o Manchester United e o futuro. "O capítulo está encerrado. Começamos bem, ganhamos, pude ajudar a minha equipe. O resto não conta", desabafou.

O gol na estreia no Catar foi o oitavo de Cristiano Ronaldo em Copas do Mundo. A relação com as redes do torneio começou em 2006, na Alemanha, durante a vitória sobre o Irã. O português voltou a balançar o barbante na edição seguinte, na África do Sul, contra a Coreia do Norte. No Brasil, CR7 fez um, em Brasília, contra Gana. Quando anos depois, na Rússia, fez outros quatro: três contra a Espanha e um contra Marrocos. Ao castigar Gana novamente em 2022, alcançou a marca histórica e renovou a obsessão por recordes, deixando de lado toda e qualquer crise.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação