COPA DO MUNDO

Provocado pelo "repórter" Thiago Silva, Tite banca Neymar contra a Coreia

Técnico afirma que Neymar treinará hoje e se não houver problema iniciará a partida desta segunda pelas oitavas de final. Capitão elogia Coreia do Sul e defende elenco sobre jantar ostentação

Marcos Paulo Lima - Enviado especial
postado em 04/12/2022 10:31 / atualizado em 04/12/2022 10:33
 (crédito: Nelson Almeida/AFP)
(crédito: Nelson Almeida/AFP)

Doha — Bem-humorado no início da entrevista coletiva desta sexta-feira no Centro de Mídia da Fifa no país da Copa, o técnico Tite respondeu ao capitão e repórter Thiago Silva se Neymar entrará em campo contra a Coreia do Sul nesta segunda-feira, às 16h, no Estádio 974, pelas oitavas de final. Questionado se o camisa 10 entraria em campo, o zagueiro repassou: “E aí, professor?”, perguntou, olhando para Tite. “Sim!”, respondeu o treinador. Ele vai treinar hoje à tarde. Em treinando, vai para o jogo. Os outros 10 eu não escalo”, afirmou.

Em seguida, o zagueiro falou sobre a confiança abalada depois da derrota para Camarões e a segurança do time para a sequência da competição na fase eliminatória. “Sobre continuarmos ou não, não temos certeza. O controle que temos é da preparação e do planejamento”, comentou, amenizando o resultado contra Camarões. “O planejamento foi feito e, com essas decisões, o risco existe. É o risco que valeu correr neste momento para que hoje pudéssemos estar fisicamente bem contra a Coreia. Não pensar que o jogo vai ser fácil, com um placar elástico como foi o amistoso (vitória por 5 x 1 na última partida). Eles (Coreia do Sul) passaram por um grupo muito difícil e tem todo o nosso respeito”, afirmou o beque.

Apesar da derrota para Camarões, o planejamento da comissão técnica para o início do mata-mata foi elogiado por Thiago Silva. “Foi tudo bem pensado. São jogos de alto nível. O fato de termos feito os dois jogos bem, termos classificados, deu tranquilidade para que tivesse essa escolha. A gente acredita no nosso planejamento. Estávamos classificados, sabíamos da responsabilidade que era trocar onze jogadores e, por vezes, tem o risco quando toma decisões assim. Graças a Deus tudo deu certo, tirando a lição dos meninos. É seguir em frente com o que temos em mente. Hoje estamos muito bem fisicamente, aqueles que não jogaram. Hoje a Coreia está mais cansada que nós, mas tenho certeza que estão super motivados para nos enfrentar”.

Thiago Silva também explicou um jantar dos jogadores da Seleção, em Doha, num dia de folga. Parte do elenco foi experimentar uma carne folheada a ouro a convite de um chef. “Temos que analisar as coisas que fazemos dentro de campo. Estamos aqui para responder esse tipo de situação. A parte extracampo é difícil falar. Eu não me permito falar o que cada um faz fora de campo. Foi uma pequena folga, e eu fui um dos responsáveis por pedir esse tempo. A gente fica procurando um tipo de problema. Eu não vejo problema algum. Esses momentos fortalecem a gente também, estar com os familiares, pessoas que gostamos, é daí que vem a força. Se querem atrapalhar, sinto muito, estamos cientes do que temos como objetivo”, disse o capitão.

Protagonista de uma bela virada contra Portugal na última rodada da fase de grupos, a Coreia do Sul recebeu elogios de Thiago Silva. “É um time que joga para frente, gosta de ter a bola. É minimizar o ímpeto deles para obtermos a classificação. O jogo passado (Camarões) não tem nada a ver com essas oitavas de final da Copa do Mundo. Tenho certeza de que será um jogo muito difícil, posso falar que estamos muito preparados”, afirmou, com elogios pontuais.

“São jogadores que jogam em alto nível. O Son está comigo em Londres, o meio-campista tem qualidade de passe, entre outros que são muito bons, especialmente no contra-ataque. No segundo gol tinha só o Son indo com a bola, e o outro jogador vindo de trás, dando linha de passe. Todo cuidado é pouco. O Lee é um jogador muito técnico. Em nomes não conheço, mas sabemos da qualidade que ele tem, de qualidade técnica incrível, como todo time da Coreia. Tivemos esse confronto recentemente e sabemos da dificuldade que encontraremos”.

O xerife da defesa encerrou a entrevista falando em nova oportunidade depois da derrota inédita do Brasil para uma seleção africana na Copa. “Eu acredito que a gente fez um bom jogo, suficiente para ter vencido. Volume de jogo, oportunidades, mas estamos sujeitos a esse tipo de situação. Assumimos. É seguir em frente, até porque na Copa de 2010 eu perdi um jogo e fui para casa, em 2014 e 2018 também. Dessa vez perdi um e estou nas oitavas. Temos que tirar lições para se reerguer e continuar. Dificilmente temos outras oportunidades, então lutaremos de todas as maneiras para evitar um insucesso”, avisou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação