COPA DO MUNDO

Ministra da França usa blusa nas cores do arco-íris em estádio no Catar

Ministra dos Esportes está no Catar acompanhando a Copa do Mundo. França avançou para a semifinal após derrotar Inglaterra no sábado (10/12). Catar é conhecido pelas regras rígidas e proibitivas

Aline Gouveia
postado em 11/12/2022 11:24
 (crédito: FRANCK FIFE / AFP)
(crédito: FRANCK FIFE / AFP)

A ministra dos Esportes da França, Amelie Oudea-Castera, acompanhou o jogo entre Inglaterra e França, no sábado (10/12), vestida com uma blusa azul com listras das cores do arco-íris nas laterais das mangas. As cores remetem a bandeira LGBTQIA§. Ela está no Catar acompanhando a seleção francesa na Copa do Mundo. A equipe avançou para a semifinal e enfrentará Marrocos na quarta-feira (14/12), às 16h.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

A sede do Mundial da Fifa está sendo alvo de críticas e protestos pelas regras rígidas e medidas proibitivas contra a homossexualidade. Algumas seleções, como Alemanha e Inglaterra fizeram protestos ao logo do campeonato. A equipe alemã, por exemplo, estreou na Copa do Mundo fazendo um gesto de tapar a boca, em referência à proibição, pela Fifa, do uso da braçadeira One Love, que simboliza a conscientização pela inclusão e direitos humanos.

Pelo Twitter, a ministra Amelie postou uma foto com o jogador Olivier Giroud, autor do segundo gol da França contra a Inglaterra. A equipe venceu o jogo acirrado por 2 x 1. "Nosso guerreiro. Nosso homem do jogo. Sempre a serviço do coletivo", escreveu a autoridade francesa.

Além de Amelie, outra autoridade também desafiou as regras do Catar. A ministra do Interior da Alemanha, Namcy Faeser, usou a braçadeira One Love no jogo entre a seleção alemã e o Japão no dia 23 de novembro. 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação