Luto

Visita de Pelé a Brasília em 1969 atraiu fãs em vários locais; relembre

Há 53 anos, o jogador veio a Brasília para receber homenagens e se encontrou com diversas autoridades

Camilla Germano
postado em 29/12/2022 16:09 / atualizado em 29/12/2022 16:11
Pelé — Caderno de Esportes Correio Braziliense — 29 de novembro de 1969 -  (crédito: Acervo Correio Braziliense)
Pelé — Caderno de Esportes Correio Braziliense — 29 de novembro de 1969 - (crédito: Acervo Correio Braziliense)

Em 25 de novembro de 1969, o rei Pelé — até então “apenas” duas vezes campeão da Copa do Mundo, em 1958 e 1962, — veio a Brasília para participar de algumas cerimônias com representantes do governo. À época com 29 anos, o jogador desfilou em carro aberto pela W3 e visitou vários prédios do governo e centros esportivos na capital federal. Toda a viagem do Rei a Brasília foi destaque nas páginas do Correio Braziliense.

O craque brasileiro teve uma agenda cheia durante o passeio pela capital. Ele desembarcou na cidade às 9h40 e foi recepcionado por vários fãs que o aguardavam no "hall" do aeroporto. Com o título "Presença de Pelé sacudiu a cidade", a reportagem do Correio contou passo a passo a visita do ídolo a Brasília.
No aeroporto, o rei concedeu autógrafos e falou com a imprensa, dizendo que estava satisfeito com a escolha do nome dele para o Estádio Nacional de Brasília, localizado no Guará — que foi batizado de Estádio Edson Arantes do Nascimento (nome de batismo de Pelé), mas demolido em 2009.
Saindo de lá, Pelé desfilou em carro aberto do Corpo de Bombeiros. À época, a reportagem do Correio destacou que a recepção ao rei no DF foi "superior mesmo à que esteve presente à chegada da rainha Elizabeth da Inglaterra".

"Durante todo o transcurso, Pelé foi cumprimentado e aplaudido por sua enorme legião de fãs de Brasília, chegando a emocionar-se com tantas demonstrações de carinho. Em nenhum momento deixou de acenar para seus entusiasmados admiradores e nenhuma vez sequer recusou-se a conceder um autógrafo aos colecionadores", narrou a reportagem do Correio. Pelé estava acompanhado na viagem pelo presidente do Santos, o deputado Athie Jorge Curi.

  • Pelé — Capa Correio Braziliense — 29 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Caderno de Esportes Correio Braziliense — 27 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Caderno de Esportes Correio Braziliense — 27 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Caderno de Esportes Correio Braziliense — 29 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Caderno de Esportes Correio Braziliense — 26 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Charge Correio Braziliense — 26 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Charge Correio Braziliense — 26 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Caderno de Esportes Correio Braziliense — 25 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Capa Correio Braziliense — 26 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Caderno de Esportes Correio Braziliense — 26 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Capa Correio Braziliense — 25 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Caderno de Esportes Correio Braziliense — 25 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense
  • Pelé — Caderno de Esportes Correio Braziliense — 25 de novembro de 1969 Acervo Correio Braziliense

A reportagem do Correio ressaltou também que a passagem do ídolo pela cidade paralisou colégios e as crianças eram as mais entusiasmadas para vê-lo. "As crianças, mais ousadas, subiam ao veículo que o conduzia e a todas ele satisfazia com um abraço, um beijo ou um aperto de mão." Por todas as ruas, pessoas gritavam da janela com faixas de saudação.

Encontro com autoridades do governo

Depois, seguiu para o MEC, onde foi recebido pelo ministro da Educação e Cultura, Jarbas Passarinho, e também foi recepcionado por fãs e apoiadores. Ao longo da visita, Pelé também conheceu a Universidade de Brasília (UnB), o "Ginásio do Plano Piloto" — hoje conhecido como Ginásio Nilson Nelson —, o Palácio do

Planalto e o Senado Federal.

Na UnB, a escolta de Pelé precisou agir para que a presença de estudantes não tumultuasse a visita do jogador. "O resultado: aclamação inédita para Pelé e vaia para os policiais", contou a reportagem.
Ele também foi homenageado no Palácio do Planalto quando foi recebido pelo presidente Emílio Garrastazu Médici. que brincou: "Você para ser um homem realizado. Agora só falta uma coisa: jogar no Flamengo".
Dentro do Palácio, Pelé foi até o Salão de Audiências, onde havia cerca de 50 jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas. O jogador e o presidente Médici engajaram em uma conversa informal sobre como agem assistindo aos jogos de futebol.

Quando já estava saindo do Palácio, Pelé teve uma surpresa, como descreve a reportagem. "Eustáqui Tibúrcio, que serve na Sala de Imprensa, procurou Pelé para um autógrafo. O rei, ao vê-lo, exclamou: 'Mas que coisa, nunca vi alguém tão parecido comigo'. E os fotógrafos aproveitaram o abraço para tirar fotografias do rei e seu 'sósia'".

Em entrevista ao repórter Mario Garófalo, da Rádio Planalto, na saída do Palácio, o rei afirmou estar honrado de ter sido recebido pelo Presidente da República. "Fiquei muito satisfeito e, ao mesmo tempo, impressionado com a delicadeza e amabilidade do presidente. Realmente foi um encontro cordial e alegre".
Ele também fez visitas ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados, onde também foi recebido com homenagens e aplausos.

Pelé retornou para São Paulo às 19h30, no mesmo jato da Força Aérea Brasileira (FAB) que o havia trazido para a capital. "Como aconteceu durante quase todo o tempo em que permaneceu no Distrito Federal, Pelé despediu-se distribuindo autógrafos aos admiradores — que não deixaram de solicitá-los num momento sequer.

Agraciamento do Diários Associados

Quatro dias depois da visita a Brasília, Pelé recebeu uma bola de ouro oferecida pelos Diários Associados — grupo do qual o Correio faz parte — em homenagem ao seu milésimo gol.
A homenagem ocorreu em uma cerimônia na sede do DA no Rio de Janeiro e Pelé agradeceu a premiação dizendo que continuaria "lutando para que receba sempre o carinho de todos vocês e também para ver o futuro do Brasil melhor".

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação